Projeto torna obrigatória a instalação de GPS nos ônibus de Natal

Tecnologia tem o objetivo de informar aos passageiros quanto tempo ele vai precisar esperar até o embarque

Por Redação - Portal no AR



Aguardar um ônibus nos pontos de parada de Natal sem saber se o coletivo vai demorar ou se vai passar no local pode virar problema do passado para os usuários do transporte público da Capital Potiguar. Isso porque a Câmara Municipal aprovou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (13), o Projeto de Lei n°066/2014 de autoria do vereador Adão Eridan (PR) que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de sistema de GPS nos ônibus operados por concessão do Município.

Os aparelhos portáteis de GPS modificaram a forma como as pessoas monitoram o trânsito e programam os seus deslocamentos. E quem depende do transporte coletivo sabe que nem sempre a tabela de horários é cumprida pelas empresas do setor. Muitas vezes, os veículos já iniciam o itinerário atrasados e, na maioria dos casos, o tráfego caótico é o causador dos contratempos. Assim, essa tecnologia tem o objetivo de informar aos passageiros quanto tempo ele vai precisar esperar até o embarque.

“Dessa forma, o cidadão tem a oportunidade de rastrear o ônibus pela internet ou celular antes mesmo de sair de casa. Trata-se de garantir um melhor gerenciamento da frota e, consequentemente, planejar ações que tragam mais conforto e segurança à população, bem como facilitar a fiscalização dos contratos de concessão firmados com a Prefeitura”, explicou o vereador Adão Eridan.

Fonte: Portal no AR

1 Comentários

  1. Como profissional de TI acho que esta tecnologia já devia ter sido adotada há muito tempo, mas fico pensando...
    Imagina um marginal com um celular que mostra toda a frota de Ônibus.Oque será que ele vai fazer ???
    Do jeito que a segurança está, será necessário um rígido controle sobre quem utilizará este serviço.
    A gente sabe que a cabeça dessa gente é muito criativa, mas para o mal. Algo feito para o benefício cidadão de bem, pode se tornar mais uma arma da criminalidade.
    Echo que isso precisa ser muito bem estudado.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem