Viajar de ônibus: economia e diversão

Paciência, curiosidade e espírito de aventura. São três características necessárias para quem deixa o avião ou carro de lado e opta por viajar de ônibus. Sem tanta pressa de chegar no destino final e com paisagens novas para conhecer e explorar, é uma das opções mais interessantes para os fãs de turismo.



Claro que nem sempre é uma “opção”, mas uma “necessidade”. Quase sempre bem mais baratas que as tarifas aéreas, as passagens de ônibus ainda são a forma que muita gente encontra para viajar pelo Brasil (e fora dele). Nem mesmo as promoções-relâmpago de companhias aéreas conseguem equivaler os preços dos bilhetes.

Mas além do interesse financeiro, viajar de ônibus pode ter outros atrativos. É, geralmente, uma experiência que agrega muito à viagem. Dá para conhecer mais do país por terra do que olhando tudo de cima. Mais que apenas uma distância a ser vencida é, digamos, o “recheio” da viagem.

Aprender mais sobre cada lugar que se visita, observando as diferenças ambientais, culturais e econômicas pelo caminho, é algo que se carrega para sempre na memória. E viajar de ônibus também ganha do carro quando a prioridade é descanso e segurança. Sem a preocupação com a estrada, e a possibilidade de relaxar por completo durante o trajeto, o viajante ganha ainda mais em qualidade de viagem.

E antes de viajar, é sempre bom conferir a cartilha com os direitos e deveres do passageiro.

* Use roupas e calçados confortáveis sempre, especialmente se a viagem for longa. Ainda que seja época ou destino de muito calor, vale sempre levar um agasalho à mão, já que o ar condicionado de alguns veículos às vezes é gelado demais.

* Um travesseiro ou encosto para quem viaja nos carros convencionais é sempre uma boa dica na hora de dormir ou cochilar.

* Se puder desembolsar um pouco mais na passagem, os ônibus-leito são sinônimo de mais conforto, com espaço extra para esticar as pernas e reclinar a poltrona, entre outros mimos.

* Uma garrafa d´água e algo para beliscar durante os trajetos são sempre indicados. A parada seguinte pode demorar e você pode sentir sede ou fome.

* Não esqueça do iPod, MP3 player ou afins (com devidas baterias carregadas), além de livros, revistas ou palavras-cruzadas para ajudar a passar o tempo.

* Tenha itens de higiene básicos consigo, como escova e pasta de dentes, desodorante e uma toalha de rosto para dar uma refrescada de quando em quando.

* Guarde consigo (na bagagem de mão) objetos pessoais e de valor, incluindo dinheiro, cartões de crédito, documentos e comprovantes de viagem.

* Uma câmera fotográfica pode garantir bons registros da viagem durante o trajeto entre destinos.

Fonte: Viação Nordeste