30/09/2014

Justiça decreta nova falência da Busscar

Juiz considerou improcedente pedido de recuperação judicial por parte da família Nielson e atendeu pedido de credores

Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Ônibus da Busscar. Justiça decreta nova falência da encarroçadora de ônibus que já foi uma das maiores do País. Foto: Adamo Bazani.
O juiz Luis Felipe Canever, de Santa Catarina, decretou nesta terça-feira, dia 30 de setembro de 2014, nova falência da encarroçadora de ônibus Busscar, que já foi uma das maiores do Brasil.

Ele julgou improcedente o pedido de recuperação judicial feito pela família Nielson, fundadora e controladora da empresa.

A estimativa é que entre dívidas com trabalhadores, fornecedores, bancos e impostos, os débitos da Busscar se aproximam de R$ 2 bilhões, em valores corrigidos.

Em 2012, o juiz Maurício Cavalazzi Povoas já havia decretado a falência da encarroçadora, mas a Busscar conseguiu reverter a decisão no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A falência atende às expectativas dos credores, que em assembleia realizada em 09 de setembro não aprovram o plano apresentado pela Busscar.

Segundo a nova sentença, mesmo que os credores tivessem dado o aval ao plano, as propostas apresentadas pela Busscar não seriam cumpridas com facilidade. Além de as dívidas terem valor muito alto, os prazos dados pelos credores para o pagamento são superiores aos dois anos que a empresa teria para se recuperar, ou seja, mesmo depois do plano concluído, a Busscar continuaria devendo.

Com a decisão, o administrador judicial, Rainoldo Uessler, deve agora verificar as condições dos bens da Busscar para a atualização dos valores deste patrimônio.

O juiz determinou a continuação das atividades da empresa Tecnofibras de maneira provisória. A Tecnofibras pertence ao grupo da Busscar.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário