30/03/2014

Transportes Conceição e seus ligeirinhos

25 de dezembro de 1599. A cidade do Natal era fundada. Em 1999 a cidade comemorava 400 Anos e assim como a cidade o transporte também ganhou características da festa de 400 anos de Natal.

Por Thiago Martins - Unibus RN

O sistema ‘Ligeirinho’ foi lançado pelas empresas de ônibus para concorrer com o transporte opcional. O serviço era feito exclusivamente com micro-ônibus e tinha algumas regras: apenas transportava pessoas sentadas e só recebia Vale-Transporte ou tarifa inteira. A empresa Transportes Guanabara foi a primeira a operar o serviço, com dois veículos – um na linha 70 (Parque dos Coqueiros/Petrópolis) e outro na linha 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol). Os ônibus da Guanabara apenas traziam a logomarca da empresa junto a logo do serviço, caracterizado por um coelho.

A empresa Transportes Nossa Senhora da Conceição foi a segunda empresa a aderir ao ‘Ligeirinho’. Um modelo que a empresa comprou para operar o Ligeirinho foi o Micruss, da montadora Busscar. A opção pelo chassi foi o VW 8-120 OD.


Segundo modelo adotado pela a empresa

O primeiro modelo comprado, foi o mesmo que a Guanabara optou: Senior GV, com chassi Volkswagen 8-120 OD e seguia as mesmas regras do serviço especial. A diferença foi pela logomarca do ‘Ligeirinho’, que foi substituída pelo layout do ‘Natal 400 anos’.


Assim como a Guanabara, esse é o primeiro modelo de micro ônibus adotado para o serviço de ligeirinho

O serviço Ligeirinho foi encerrado ao longo dos anos 2000. As empresas permaneceram com os micro-ônibus, remanejando-os para os serviços normais. Os da Conceição continuaram com as pinturas especiais até suas aposentadorias, aproximadamente em 2005.

Fonte: Unibus RN

2 comentários: