Imposto pode servir como fonte para redução da tarifa de ônibus

O deputado federal Efraim Filho (Democratas-PB) voltou a defender durante entrevista a municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) como fonte de recurso para reduzir a tarifa de ônibus e melhorar as finanças municipais.Conforme o deputado um estudo preliminar da Fundação Getulio Vargas, aponta que a municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) poderia ser usada como fonte de recurso para reduzir a tarifa de ônibus, durante encontro na capital paulista que discute propostas para financiamento do transporte público.



De acordo com o levantamento, a mudança levaria a uma deflação de 0,26%.Segundo Efraim Filho a simulação, feita a partir de uma proposta da Frente Nacional de Prefeitos, mostra que o aumento do preço do litro da gasolina em R$ 0,50 gera subsídio da ordem de R$ 1,20 no preço das passagens. De acordo com o Estudo a medida beneficiaria 78% da população, que corresponde aos que ganham entre um e 12 salários mínimos.

O presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, elogiou a iniciativa do deputado Efraim Filho. "A Cide foi criada para subsidiar investimentos nos transportes e a ideia de torná-la municipal é muito boa, mas desde que os recursos sejam voltados para melhorias do transporte público e quem sabe até, como mostram os estudos da Fundação Getúlio Vargas, na redução do preço da passagem", comentou Eudo.

Fonte: FETRONOR