23/11/2013

Eletra e Mitsubishi lançam primeiro ônibus elétrico brasileiro movido totalmente a baterias

Com autonomia operacional de 200 quilômetros, veículo será testado testes no Corredor ABD, na Grande São Paulo, administrado pela concessionária Metra

Por Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil



A Eletra, companhia especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, e a Mitsubishi lançaram recentemente o E-Bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido totalmente a baterias.

O veículo tem autonomia operacional de 200 quilômetros, e estará em testes no Corredor ABD, na Grande São Paulo, administrado pela concessionária Metra. Com chassi Mercedes-Benz (modelo 500 UA), carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, o veículo articulado, com ar condicionado e capacidade para 150 passageiros, é o primeiro ônibus elétrico a baterias com 18 metros de comprimento no mundo.

O veículo estará operando no trecho Diadema/Brooklin e as baterias poderão ser recarregadas no terminal, de acordo com a necessidade da operação.

A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries, que tem manifestado interesse em transferir esta tecnologia para empresas brasileiras. Já o chassi, carroceria e todo o sistema elétrico de tração são fabricados no Brasil, semelhantes aos trólebus desenvolvidos pela Eletra. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias das duas empresas: Eletra e Mitsubishi Heavy Industries. A Mitsubishi Corporation é responsável pela coordenação entre as empresas.

Fonte: Portal Transporta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário