12/03/2013

Seturn apresenta nova defesa para bloqueio de carteiras estudantis

Após novas reclamações de alunos e da União Norte-Riograndense dos Estudantes (Urne) quanto ao bloqueio indevido de carteiras de estudante feito pelo Sindicato dos Transportes Urbanos do Rio Grande do Norte (Seturn), o que traria prejuízo para os usuários, responsáveis técnicos da instituição acusada apresentam argumentos contrários à denúncia.

Segundo Nilson Queiroga, consultor de projetos do Seturn, “estão fazendo uma confusão grande com essa acusação irresponsável. Conforme o decreto nº 9.326 de 11 de março de 2011, que institucionalizou a Identidade Eletrônica, cada ente ficou ciente de suas funções. Não cabe ao Seturn bloquear carteiras. Quem faz isso é a Semob [Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana], baseada no cancelamento de matrículas feito por diretores de escolas. Cada unidade tem login e senha para entrar no sistema e dizer se um aluno concluiu o curso ou renovou a matrícula”.

Em reportagem veiculada ontem n’O Jornal de Hoje, Felipe Azevedo, presidente da Urne, acusa o Seturn de controlar, armazenar e bloquear carteiras estudantis, pois teria “[...] interesse em evitar o uso das carteiras por um determinado período para aumentar a sua própria lucratividade, já que sem o benefício, o usuário fica obrigado a pagar o valor completo”. Nilson volta a negar as acusações.
“Repito, quem comunica a continuidade do benefício é o diretor da escola, ao informar se o aluno renovou a matrícula ou não. No caso de cursinhos pré-vestibulares ou de línguas, ao concluir o curso, o estudante perde o benefício. E só voltará a ter quando prestar vestibular, passar e a universidade ou faculdade cadastrá-lo no sistema”, diz Nilson Queiroga.

O consultor do Seturn exemplifica a situação com o envio da listagem dos alunos da UFRN para 2013. “A Universidade Federal mandou 41 mil nomes na semana retrasada. E só na semana passada, após a entrada dos nomes no sistema da Semob, foi que o Seturn começou a atualizar. O processo durou de segunda a sexta-feira [04 a 08 de março]. São 3.300 novatos, mais ou menos, que tiveram os direitos à meia passagem estabelecidos agora. O restante, como é aluno antigo, teve continuidade”.

As carteiras de estudante expedidas em 2012 têm validade até o próximo 31 de março. Para quem estiver fora do cadastro nas escolas, feitos através do site www.ieegratuita.com.br, controlado pela Prefeitura de Natal, o bloqueio acontece a partir de 01 de abril. “Nós só operacionalizamos após uma consulta no sistema administrado pelo município”, conclui Nilson Queiroga.

Fonte: Jornal de Hoje

Um comentário:

  1. O problema não é quem é culpado ou não. O problema é que o modo de alguns agentes abordar as pessoas nos coletivos não é correto. Hoje entrei em um coletivo e o rapaz que me abordou me tratou mal e me ameaçou me tirar do transporte. Sou estudante de uma faculdade particular. E ele nem se apresentou, indo logo pegando meu cartão e dizendo que era uma pesquisa. Achei uma péssima abordagem para uma empresa como a SETURN. Por favor, antes de colocar esse pessoal para fazer abordagem nos coletivos,pessam para eles mas respeito com os usuários, pois somos estudantes e acima de tudo cidadãos e não pessoas vagabundas. Espero que esse serviço melhore, pois do contrário,logo haverá revolta estudantil. Uma empresa que não qualifica seus agentes com um mínimo de formação em relações humanas,é uma empresa fadada ao decrédito. J. Marcos

    ResponderExcluir