22/02/2013

Califórnia planeja ampliar sua frota de veículos limpos

O estado da Califórnia (EUA) e as suas agências de fomento ao transporte sustentável estão empenhados em desenvolver uma política que determine a introdução de frota de veículos com baixo ou nenhum impacto negativo ao meio ambiente durante os próximos anos. O atual governador da Califórnia determinou que até 2015, nas compras de veículos para os departamentos de seu estado, 10% do montante devem ser de modelos zero emissões. Para 2020, esse volume chega a 25%. Os índices também se aplicam a frota de ônibus urbanos.


Foto divulgação

Na região da Baía de São Francisco há um programa operado pela AC Transit, responsável pelo transporte público na localidade, em que pesa muito favorável a utilização de ônibus movidos a hidrogênio, pelas células a combustível. Desde o ano de 2000 a AC Transit tem o projeto HyRoad para a demonstração da viabilidade comercial das células a combustível como fonte energética em alguns de seus veículos para o transporte coletivo.

Por lá rodam 12 ônibus dotados dessa moderna tecnologia, que emite apenas vapor d´água pelo escapamento. E esse número aumentará. Segundo informações, recentemente foi feito um pedido para a construção de 80 ônibus movidos pela tração alternativa que operarão no estado californiano. Esse volume permitiu que o valor de cada veículo fique na casa do US$ 1 milhão. As entregas serão entre os anos de 2016 e 2017.

Fonte: Revista Auto Bus

Nenhum comentário:

Postar um comentário