Nova planta industrial para a ZF

O Grupo ZF anunciou para este ano o início da construção de uma nova fábrica e a expansão de sua unidade fabril em Sorocaba (SP), com investimentos na ordem de R$ 532 milhões até 2016. A empresa revelou que acredita na retomada da produção e vendas em 2013, apesar de um 2012 com fraco desempenho no setor de caminhões e ônibus.

Segundo sua diretoria, os sinais de perspectiva positiva na demanda já podem ser vistos, fazendo com que os investimentos tenham o objetivo de maior atuação da marca nos segmentos de veículos.

As ações da ZF concentram-se em dois pontos fundamentais – a nova fábrica da Unidade de Negócios Componentes de Metal-Borracha e Plástico, que será responsável pelo processo de vulcanização de borracha, adesivação e injeção de plásticos, com um investimento de R$ 15 milhões (com área construída de 6.500 metros quadrados e que contará com 150 funcionários) e a ampliação da fábrica de Sorocaba, prevista para os próximos anos.

No ano que passou, a ZF apresentou a sua nova linha de montagem das transmissões para veículos da linha média. Segundo ela, o índice de nacionalização dos produtos tem previsão de chegar a 60% já no próximo ano, com capacidade produtiva de 45.000 transmissões por ano. As transmissões são a ZF- Ecolite e a ZF- Ecomid. A primeira é de seis velocidades e sua aplicação destina-se a ônibus. Hoje, o principal cliente é a fabricante MAN Latin America, que utiliza transmissões ZF em 98% de sua linha de ônibus. Além da ZF-Ecolite, também é produzida a versão automatizada da transmissão, a ZF-ASTronic Lite.

Fonte: Revista Autobus