30/12/2012

Novo Diesel S10 com menos teor de enxofre estará disponível em Janeiro

O diesel S50 nem chegou direito no mercado e já será substituído pelo o diesel S10.

Por Josenilson Rodrigues - Busão de Natal
Com informações Agência Brasil


Foto ilustração

A parti do dia primeiro de Janeiro de 2012 estará disponível no mercado nacional o novo óleo diesel com menos teor de enxofre, estou falando do novo óleo diesel S10. A medida é proveniente do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) que foi criado em 2009.

O Ministério de Minas e Energia diz que com um diesel mais limpo, danos ao meio ambiente como a liberação de CO2 serão reduzindo, tendo em vista que o Ar ficará mais puro e o transporte mais ecológico.

O S10 tem emissão de 10 ppm de enxofre enquanto o S50 emite 50 partículas por milhão (ppm) de enxofre. Agora não sei dizer se os veículos fabricados a partir de 2013 serão Euro VI (Euro 6) que atende aos padrões internacionais.

Esse mudança estabelece que todos os veículos produzidos em 2012 terão que obrigatoriamente consumir o diesel S10. As cidades que já disponibilizavam do diesel S50 agora receberá o diesel S10 a partir da próxima Terça Feira que é primeiro de Janeiro onde começara a distribuição desse novo diesel que substituirá o S50.

Infelizmente, a distribuição do diesel S50 é precária e é um diesel caro, ainda mais para o Rio Grande do Norte que produz petróleo. O governo deveria subsidiar esse novo meio de combustível que é de tal importância para todos. Assim, as empresas de ônibus e caminhões estariam contribuindo para um ar mais limpo.

Mas o que vejo é o contrário, quando a tecnologia permite ter ferramenta mais ecológica em que todos saem ganhando, existe muita exploração por parte dos fabricantes, tendo em vista que as empresas terão que substituir obrigatoriamente toda a frota por frota mais ecológicas existe uma opressão sobre isso.

Leio em sites e revistas de transportes que em outros países como na Europa, o transporte de lá é tecnologia Euro 6 e o governo faz incentivo à renovação de frota para uma frota mais ecológica, no Brasil é bem diferente, no lugar de ficar mais barato que o Euro 3 onde grande parte da nossa frota de ônibus é utilizado, ele fica mais barato e o Euro 5 bem mais caro, junto com o óleo diesel S50. Agora vem o diesel S10, só quero ver o preço por litro e como será a sua distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário