27/09/2012

Busologia, hobby normal como outro qualquer

Hobby ainda meio desconhecido pela a população, mas está presente nas principais cidades do Brasil.

Por Josenilson Rodrigues

Busólogo, palavra muito usada em nossos textos, mas poucas pessoas sabem esse termo. O slogan do BUSÃO DE NATAL tem a palavra busologia. Sabem o que é?

Bem, muitos já sabem e outros não. Por isso, venho aqui explicar esse hobby que é super normal como outro qualquer, pena que ainda é desconhecido por boa parte da população causando até mesmo um certo preconceito.

Busologia é o termo utilizado para nomear a pratica de atividades relacionado a ônibus praticado como hobby. O busólogo estuda o ônibus e seus assuntos relacionados a esse tipo especifico de transporte, tais como: histórias, sistema de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, fabricante dos veículos, motores e carrocerias.

A busologia desenvolve atividades que defini a ação de um busólogo onde o mesmo: Coleciona objeto relacionado ao ônibus, desenvolve pinturas e desenhos, faz fotografias e vídeos de ônibus para arquivo, além de exposições e encontros onde nesses eventos o tema a ser debatido é o ônibus, seja de linhas: municipal e intermunicipal, privado ou particular, sendo ônibus estamos falando.

Busólogo nunca é igual, existe busólogo que sabe de tudo, mas não é fã de nenhuma empresa. Já existem outros que não sabem de nada, mas é fã de alguma empresa como foi o meu caso quando era criança, gostava por demais dos ônibus da Guanabara, mas não sabia o nome dos modelos muito menos o nome da empresa, isso porque não sabia ler. Mas ta valendo é busólogo gostou de ônibus é busólogo.

Existe algum tipo de problema em fotografar ônibus?

Foto arquivo do encontro de busólogos realizado no ponto de apoio da empresa Jonas Turimos em 2011, onde a mesma promoveu um evento especial aos busólogos do RN e estados visinhos em parceria com o blog Natal Buss | Foto de: Josenilson Rodrigues
A principal ação de um busólogo é fotografar ônibus, por quê? A maioria dessas fotos servirá de arquivos para que no futuro seja publicados e assim contado sua história ou para discussões na internet.

É como faço aqui no site do BUSÃO DE NATAL, vou a um terminal, peço autorização de algum funcionário e começo a fazer foto e posto aqui na página de GALERIA DE FOTOS, onde em algumas postagens os busólogos dão sua opinião sobre a foto na qual foi publicada como comentário.

O fato é que em alguns casos, funcionários de empresas não deixam fazer fotos dos veículos no terminal. Tudo bem, sabe porque? O hobby da busologia hoje é pouco conhecido, e se você falar para algumas pessoas que vai fazer fotos de ônibus porque gosta de ônibus, muitos não acreditam ou pensa que é para utilizar a foto para assalto. Aí começa o preconceito com o hobby, mas existe um problema na qual considero sério. Existe busólogos que não admitem ser busólogos, quer dizer, dificultando assim a divulgação do hobby que posteriormente poderá prejudicar algum busólogo um dia, esse é o famoso busólogo encubado.

Porque uma coisa deve ser levado em conta, existem muitos grupos de motoqueiros que curtem muito a moto e fazem diversos encontros para a realização de atividades sobre uma moto, mas ninguém tem preconceito com pessoas ligado ao assunto. Por quê? Porque os motoqueiros são populares perante a população, onde é muito comum ver gente fazendo altas manobras em cima de motos e para quem não sabe isso é um hobby.

Voltando aos assunto, quando algum funcionário não autorizar a realização de fotos de ônibus no terminal, deixe o cartão com o link do seu site ou blog na qual pretendia publicar suas fotos para que o mesmo conheça o assunto e vá fotografar na rua que é um local 100% público. Lembrando que comunicação é tudo. Isso porque muitos motoristas ao ver pessoas fazendo fotos dos ônibus pensam que é para denunciá-los na qual não é verdade, se o motorista lhe chamar vá até ele e explique, isso porque o hobby da busologia não se baseia em denuncias e sim em fazer registros onde muitos busólogos enriquecem seus acervos.

Empresa Jonas Turismo em 2011 realizou um evento especial para busólogos do RN e estandos vizinhos apresentando os novos ônibus. O evento foi realizado em parceria com o blog Natal Buss. | Foto de: Daniel Silva

Além do mais, não existe nenhum tipo de problema ao meu ponto de vista em fotografar ônibus, pelo o contrário, em cidades como: São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Recife e até mesmo em Natal vários busólogos são privilegiados com eventos organizados por empresas em prol de suas ações. Isso porque fotografar ônibus e publicá-los na internet é um meio de propaganda gratuita as empresa na qual o busólogo não faz muita questão em ganhar por isso. O que queremos é publicar o ônibus, em especial o que apresentam algo de diferente, como: mudança de linha, pintura nova ou diferenciada, adesivo, itinerário, reforma e até mesmo a propaganda publicitária, onde alguns merecem destaque pela criatividade.

Busologia é profissão?

Busólogo realiza palestra em empresa de
ônibus de Natal sobre o hobby da busologia.
Foto de: Cleber Fermina
Para ser busólogo não existe curso, você tem que gosta de ônibus. Mas, existem pessoas que ganham dinheiro com hobby, sabem como? Eu por exemplo, já ganhei dinheiro fazendo palestras sobre transportes e o hobby da busologia em escolas e empresas. Além disso, dá pra ganhar dinheiro fazendo fotos dos ônibus, claro, se a foto for única e muito bela pode-se ganhar até um concurso, onde em Natal já aconteceu isso.

Em outros casos, existem pessoas que gostam de ônibus (Busólogo) e ganham dinheiro vendendo miniaturas, é como eu faço, criei até um site para mostrar o meu trabalho e hoje vendo muitas replicas de ônibus. Mas, além de miniaturas, existem busólogos que estão no mercado de trabalho exercendo a função de busólogo e ganhando dinheiro com o que faz.

Um exemplo bastante interessante é uma empresa de ônibus da estado do São Paulo salve engano, ela contrata os busólogos para os mesmos andar de ônibus e darem sua opinião sobre o ônibus na qual andou, o busólogo da à resposta em forma de relatório na qual o mesmo diz se o busão é: confortável, bom, suave, ruim ou precisa ir na manutenção para algum ajuste. Essa função é a profissão que pouco busólogos querem exerce, isso mesmo, poucos busólogos querem exerce, apesar de ganhar muito bem, o engenheiro de ônibus ou o “testador” de ônibus não é o sonho do busólogo. Pois 90% dos busólogos que conheço todos querem ser motorista de ônibus, a profissão mais admirada pelos os admiradores de ônibus, esses profissionais do volante são bem respeitados perante os busólogos na qual admiram muito. Sabe porque? Porque são eles que dirigem as máquinas na qual o busólogo faz questão de andar e fotografar.

Mas, uma coisa é universal na busologia, 99% dos busólogos sonham em trabalhar em alguma empresa de ônibus sejam em qual for a função, isso porque, para o busólogo o que vale é está perto do ônibus ou está trabalhando no ramo de transportes.

Em São Paulo pesquisas apontam que os busólogos que trabalham no ramo de transportes são 74% mais produtivos que os funcionários comuns, isso porque, os mesmos apresentam interesse no trabalho. Isso explica o grande interesse das empresas de ônibus em contratar busólogos. Mas claro, os busólogos passam por uma avaliação como qualquer outro candidato qualquer e se encachar no perfil solicitado pela a empresa tá contratado.

Vida de busólogo não é fácil

Além do preconceito na qual sei muito bem o que é isso, porque senti pele e nos dias atuais de vez em quando vem um e tiram sarro no qual não ligo, pois é um hobby qualquer, existem busólogos que utilizam os seus conhecimentos para transmitir informações a usuários, às vezes essas informações são passadas aos usuários de uma forma muito técnica, mas com o passar do tempo fica comum de se entender.

O busólogo que se preze, protege e muito todo tipo de ônibus, independente de sua marca de carroceria, chassi ou empresa o busólogo protege quando possível. Mas, quando fazemos isso, muitos são chamados de babão ou até mesmo de doido. Mais a busologia é muito emotiva, literalmente falando meche bastante com a emoção. É como sempre digo “Nem todo mundo é um busólogo, porque sem emoção o hobby não tem graça.” Por isso às vezes muitos exageram ao proteger o busão querido, até porque o ônibus para o busólogo não é igual, todos tem sua especialidade na qual se destaca dos demais.

Resumindo

A busologia é um hobby sadio na qual não tem interesse em denegrir a imagem da empresa ou do operador e sim compartilhar o seu registro para uma boa discussão sobre o ônibus. Nesse mundo, não há restrições de pessoas, pode ser homem ou mulher, criança ou idoso, gostando de ônibus é o que vale.

Depois dessa matéria, tem alguma dúvida sobre busologia? Pode mandar um e-mail para josenilsonrodrigues@busaodenatal.com ou disponibilizar a sua pergunta nos comentários que a mesma será respondida.

13 comentários:

  1. Bela matéria sobre o hobby busologia, mas infelizmente ainda existe preconceito. Abraços wanderson.

    ResponderExcluir
  2. Mtas pessoas tratam nós busologos como pessoas que não tem o que fazer e até mesmo motoristas e cobradores ou colaboradores de empresas, acham que as fotos é para denunciar o próprio motorista, muitos deveriam se conscientizar, que Adolescentes/Jovens só querem se divertir, mais muitos nos tratam como loucos. Mais o quanto mais na Midia da Internet e na TV ser divulgado, é melhor, pois nós busologos servimos também para ajudar no transporte, com opniões, avisos, até mesmo para o passageiros, pois muitos desinformados não sabe, digamos de uma alteração de intinerário ou de frota, mais nós sabemos e podemos informar aos mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pela a grande expliciação sobre o hobby na qual não sabia. Sou gerente de uma empresa de ônibus em Mossoró e gostaria de saber. Qual a importância de um busólogo trabalhando em uma empresa de ônibus.

    Fico no aguardo da resposta e desde já agradeço e parabenizo pelo o serviços que vocês prestam, para nós das empresas de ônibus, as informações aqui publicados são uma mão na roda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sou Josenilson Rodrigues idealizador do portal Busaodenatal.com e venho por meio desse comentário responder a sua pergunta.

      A importância de um busólogo em uma empresa de ônibus é grandes, isso porque o busólogo conhece ou já tem noção de ocmo funciona o sistema, sabe de itinerários de linhas e muitos conheçe 100% de frota em algumas empresas.

      Além do mais, o busólogo pode definir qual veículo pode circular em uma certa linha, tendo em vista que o mesmo tem que saber qual a demanda da linha. Caso o mesmo acerte na escola, a empresa economizaria em combustível além da manutenção.

      Outra vantagem interessante é que o busólogo pode opiniar alterações de linhas, tendo em vista que atenda a população. Se a linha atende a população a empresa sai ganhando pois transportar mais gente.

      O busólogo só precisa de uma opornidade para demonstrar os dotes de conhecimento sobre o ônibus.

      Isso porque, a grande vantagem em contratar um busólogo é que o mesmo é super interessado em fazer todas as funções disponibilizado pela a empresa. São essas e outras vantagens que as empresas optam em contrar esses adminiradores de ônibus.

      Excluir
  4. Rodrigo Andrade28 setembro, 2012

    Matéria espetacular. Parabéns Josenilson por divulgar esse hobby que merece um grande reconheciento por parte de todos, inclusive dos busólogos encubados que na garagem ou terminal são busólogos, mas entre amigos negam até a alma.

    ResponderExcluir
  5. Quais empresas hoje tem busólogos contratados em Natal?

    ResponderExcluir
  6. Expresso Cabral está de parabéns pelo o evento que o memso fez no ano passado voltado exclusivamente aos busólogos. Foi muito show.

    ResponderExcluir
  7. Empresas realmente merecem os parabéns por esses eventos. Queria muito participar de todos eles, mas trabalho e por isso não conheço o hobby, mas são matérias como essas que monstra a importância de valorizar essas pessoas que são ulteis a sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Ah rapaz não sabia, busólogo é quem tira fotos em terminais é? pensei que fosse pra nos denunciar, porque tem um cara no Soledade I que ficava tirando foto dos carros, pensei que fosse pra nos denunciar.

    Se for só pra fotografar tá muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Cesár Rogério28 setembro, 2012

    Sou busólogo daqui de são paulo e apoio essa postagem, trabalho na empresa de ônibus da prefeitura e gosto muito, sou motorista e fico muito feliz por isso. Quando posso sempre participo em alguns eventos realizados pelos os busólogos locais.

    ResponderExcluir
  10. Busologia muito bem representado. Mas josenilson se você é um busólogo e fã da Guanabara porque não mostra as coisas que voce coleciona em sua casa da Guanabara. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a matéria e, assim como não existe mais preconceito com os entusiastas em aviação (spotter's), espero que um dia os busólogos não tenham esse problema.

    ResponderExcluir
  12. NOSSA AGORA COM 30 ANOS QUE FUI DESCOBRIR QUE TEM GENTE IGUAL EU KKKK SEMPRE AMEI ONIBUS DESDE PIQUENO,TINHA BRINQUEDOS,SABIA O NOME DAS MARCAS SO DE OUVIR O BARULHO DO MOTOR,MESMO ESTANDO DE COSTAS KKKKKKKK ,QUE LEGAL DO MO APOIO PRA VCS RAPAZIADA

    ResponderExcluir