10/08/2012

Mercedes-Benz treina mais motoristas


A Mercedes-Benz continua ampliando o seu quadro de instrutores da área de treinamento de motoristas das empresas frotistas. Nos últimos tempos, a montadora mais que duplicou sua estrutura para essa área, com o objetivo de atender com eficiência à crescente demanda das empresas de transporte rodoviário de passageiros e de cargas, interessadas em aprimorar a especialização de seus motoristas e mantê-los sempre atualizados em relação às tecnologias cada vez mais avançadas dos veículos.

Os números impressionam. No ano passado, segundo Ari de Carvalho, diretor de Pós-Venda da Mercedes-Benz, a montadora treinou 2.825 motoristas e proporcionou cerca de 34.000 horas de treinamento para aproximadamente 300 empresas de transporte de grande porte em todo o País. Ari de Carvalho exemplifica com o caso do caminhão Actros rodoviário, que chegou há pouco ao mercado e incorpora as mais avançadas tecnologias, e para o qual foi desenvolvido um curso específico de condução e apresentação técnica voltado a todos os motoristas que irão trabalhar com o veículo.

OS CURSOS - Motoristas de ônibus, caminhões e veículos Sprinter têm à sua disposição o curso Técnicas de Operação, com oito horas de duração no módulo básico e 16 horas no avançado. Em média, com o curso há uma melhora de 25% na autonomia, já que o veículo passa a fazer mais quilômetros por litro. A média do tempo de percurso é melhorada em 20%, o que significa entregas mais rápidas, e há uma redução de cerca de 50% no número de trocas de marchas. Ou seja, aumenta a durabilidade do câmbio e o motorista faz um esforço menor. O curso também auxilia o motorista a utilizar melhor as informações fornecidas pelo veículo (por exemplo, as informações do computador de bordo).



É fornecido um manual com recomendações sobre dirigibilidade ecológica, conscientizando os participantes para as boas práticas, com dicas sobre condução, aceleração, frenagem, combustíveis, sistema de injeção, emissões, regulagem do motor e do veículo, e manutenções. Outro curso oferecido aos frotistas é o de Formação de Monitores, com duração de cinco dias. O treinamento aprofunda temas técnicos relacionados a motor, câmbio, embreagem, eixos e transmissão, e tem um módulo sobre didática de treinamentos. As apresentações dos participantes podem ser filmadas e exibidas para que eles avaliem sua postura e como aplicam as técnicas de treinamento.

O curso Formação de Monitores é aplicado pela Mercedes-Benz em seus centros de treinamento de Campinas-SP, Porto Alegre-RS e Recife-PE. Também pode ser realizado em empresas frotistas, desde que disponham de área de treinamento adequada e de veículos apropriados.

Fonte: Abrati
Vía Portal Ônibus Paraibanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário