06/07/2012

Vias exclusivas para ônibus sem exclusividades nenhuma em Natal

Você sabe quais são e quantas são as via ditas exclusivas para ônibus em Natal?
Pois bem, nossa equipe esteve nas ruas e fez um pequeno levantamento de vias novas e antigas que muita gente não sabe que é própria para circulação exclusiva para ônibus e taxis e que nem todas possui o minimo dos mínimos de estrutura para ser um corredor exclusivo.

Daniel Silva
Fonte: Transporte Púbico do RN

Foto de Daniel Silva

Exclusividade ficou só nas placas, pois é uma via considerada terra de ninguem

Pois é pessoal, uma vergonha quando resolvemos sair nas ruas de Natal e tentar saber quais são as vias que Natal disponibiliza para o livre tráfego do Transporte Urbano da capital, então descobrimos que por mais danificada que esteja a mais conhecida via exclusiva para busões em Natal, a Av. Bernardo Vieira é a mais conhecida e que hoje ainda é uma via importante para escoar o transito de vários locais de Natal sendo a Zona norte a mais beneficiada pela via ela ainda é para muitos a única...Mais não é !

Mais descobrimos outras... Na verdade no total, Cinco (5) vias dentro de nossa cidade que tem sinalização indicando via exclusiva para ônibus e Taxi mesmo que não sendo considerada para muitos a tal exclusividade.

Vias essas que já existem há muito tempo e que os gestores esqueceram de manter mais que captam multas dessas vias que quando aparece alguem com bom censo de fiscalizar e lembra que ali não é permitido carros de passeio e similares, vão e aplica a lei que esta no código Nacional de Transito.

A vias que encontramos estão espalhadas por vários pontos críticos e não tão críticos mais que merecem mais atenção por se tratar de vias de grande movimento pois Natal não goza mais de vias não transitáveis sem complicações.

Vamos dá uma volta em Natal?

Vamos fazer um pequeno Tur pela Natal atual e vamos começar pela Av.Dr Mario Negocio, no bairro das Quintas.

Av.Dr Mario Negocio

Foto de Daniel Silva

Conservação é o que mais se ver, pois não é o forte e que causa desenformação para que transita nessas vias.

Foto de Daniel Silva

Veja que apenas ônibus e taxis no contra fluxo.

Essa avenida começa nas proximidades da Urbana e vai até o bairro do Alecrim, mais sua aréa restrita a para ônibus e Taxis começa para quem segue sentido Alecrim após a Urbana e vai até a Av. Presidente Leão Veloso (Antiga 5) onde segue em fluxo normal.

Essa Avenida ela é apenas para ônibus e taxi que como foi dito sentido Alecrim pois quem vem do Alecrim para a Zona Norte o fluxo é aberto para todos, mais hoje em dia não são todos os que conhecem a permissão e o uso correto da via que ao longo dos anos vem sendo ignorada e esquecida pelo poder Público de forma vergonhosa a ponto de ver carros em pleno trafego em ambos os sentidos fazendo o uso da via sem ser multado ou apenas notificado de forma verbal por algum fiscal de Transito.

Av.Cel Estevam (Antiga 9)

Foto de Daniel Silva


Essa Via é a menor aréa onde se denomina exclusiva para ônibus da cidade é em torno de 500 metros apenas, que vai da esquina da Av. Presidente Sarmento antiga (4) e vai até a Av Presidente José Bento antiga (3) Alecrim. Essa aréa é mais conhecida como Vila militar da Marinha do Brasil e é muito desrespeitada por todos, pois não tem sinalização adequada e também não tem muita função de ser uma via exclusiva tendo em vista que dá acesso a varias casas na sua margem direita onde residem militares e é o único acesso a suas casas, por isso fica abandonada e o transito é de certa forma livre a todos, mais a placa de sinalização esta lá orientando uma via exclusiva para ônibus e com horarios inclusive.

Av. Rio Branco

Foto de Daniel Silva

Inicio da Av.Rio Branco não se respeita muito essa coisa de exclusividade

Via que nos anos 90 recebeu uma reforma brutal de calçadas e na malha viária e passou a ter 4 faixas e sendo poucas nessa configuração e sendo duas dessas faixa a direita exclusiva também para ônibus e Taxis, essa avenida ainda se ver fiscalização pois é uma aréa crítica e de bastante fluxo de veículos que tentam burlá as leis estacionando e acessando a via exclusiva que começa logo após o viaduto do Baldo e vai até as proximidades das lojas Americanas um espaço de quase 1 Kilometro de faixas exclusivas para o transporte de ônibus e Taxis que também é desrespeitada e sofre o abandono de anos sem a minima atenção.

Fotos de Daniel Silva




Corredor que ainda existe fiscalização embora que pouco mais que a via em si já precisa de manutenção coisa que Natal esta precisando em peso

Av.Cel. José Bernardo

Fotos de Daniel Silva



Outra aréa que serve apenas para ônibus e Taxis mais não é o que acontece...

Essa pouca gente conhece mais muita gente sabe que é exclusiva mais mesmo assim não é respeitada sendo figurinha fácil ver carros e motos transitando de forma regular sem ser incomodados com a lei que vigora em nosso Brasil.Essa via também é curta e desde dos anos 80 ela é exclusiva para ônibus que vem do Centro e que chegam no viaduto do Baldo e segue para o bairro do Alecrim, para explicar melhor essa via começa na esquina do SINTRO/RN e vai subindo até a Igreja de São Pedro no Alecrim, e mesmo assim no seu inicio tem uma placa destruída e ignorada por muitos que perde o sentido de Via exclusiva.

Foto de Daniel Silva

Veja o desrespeito ai...

Av.Bernardo Vieira

Enfim chegamos a ultima via que foi recentemente adaptada para ser um corredor exclusivo sem que estivesse a minima estrutura, mais como foi pura politicagem tivemos que engolir um projeto seboso a seco sem que a população aprovasse e até hoje sofre com uma obra mau feita e que hoje é um simbolo do abandono que vivem todos nois que hoje causa transtorno pois não dá a minima condição para quem transita com carros pequenos e grandes pois para ônibus, legal... mais outros veículos sofrem com semáforos desregulados e buracos por toda a via sem falar em abrigos sem sentido de proteger do tempo chuvoso ou muito ensolarado deixando os usuários desprotegido e isso não é legal.

Foto de Daniel Silva

Uma das Av. que sofre com a falta de manutenção e que foi feita de forma inresponsavel sem as devidas medidas que uma via de verdade merece.

O Código Nacional de Transito prevê multa para veículos que for flagrado transitando em corredores exclusivos para determinados veículos, no caso de Natal alguns corredores são de uso exclusivos de ônibus, Taxis, alternativos e carros de serviços de urgências identificados como Policia, Ambulâncias e valores por exemplo em ocorrências.


Art. 184. Transitar com o veículo:


I - na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita:


Infração - leve;
Penalidade - multa;


II - na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo:

Infração - grave;
Penalidade - multa.

Agora pergunto! Com tanta coisa na imprensa e em redes falando de acessibilidade e obras de mobilidade onde a bola da vez é investimentos em corredores exclusivos para o livre trafego de ônibus especiais como o BRT que vem para tentar melhorar o transporte em massa de grandes cidades, e Natal ficando para trás nesse quesito, realmente é uma vergonha ver vias importantes de nossa cidade sendo destruídas pelo tempo desrespeita por muita gente que tenta de certa forma escapar do tão complicado transito em que Natal vive.Até quando vamos viver no passado e vendo tudo acontecer sem fazer nada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário