Ônibus da Balada é exemplo para diversas cidades

Iniciativa em Porto Alegre agradou passageiros no primeiro dia de operação e pode evitar acidentes ocasionados por pessoas que dirigem alcoolizadas

ADAMO BAZANI – CBN



Ônibus da Balada em Porto Alegre é uma iniciativa que pode ser seguida por outras cidades em todo o País. Nada justifica beber e depois dirigir, mas muitas pessoas que vão à balada dizem que usam carro por falta de transporte. Os táxis são caros e muitos não querem esperar a primeira condução depois das 04h30. O ônibus linha “C4 Balada Segura” percorre os principais pontos mais agitados de Porto Alegre à noite e para mesmo fora de ponto. A tarifa é de R$ 2,70 e os intervalos variam entre 25 e 30 minutos. A expectativa é redução do número de acidentes de trânsito ocasionados por motoristas alcoolizados.


Boa parte dos acidentes de trânsito ocorre pelo fato de as pessoas dirigirem alcoolizadas. E uma parcela significativa destas ocorrências se dá em finais de semana, em feriados prolongados ou datas especiais quando mais gente vai à festas noturnas, as chamadas baladas.

Nada pode justificar o fato de uma pessoa dirigir embriagada. Tanto é que se ela se envolver em acidente e provocar morte ou lesão em outras pessoas, pode ser indiciada com dolo, intenção ou pelo fato de ter assumido o risco do acidente.

Muitos dizem que acabam indo às baladas de carro por falta de transporte. Os táxis são caros e alguns não esperam a operação dos primeiros horários do transporte coletivo.

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, começou na madrugada desta sexta-feira para o sábado uma iniciativa interessante que pode auxiliar quem gostar de beber nas festinhas noturnas e acima de tudo, evitar acidentes de trânsito. Trata-se da Linha de ônibus “C4 Balada Segura”.

O ônibus percorre os pontos de maior movimento à noite em Porto Alegre e logo no seu primeiro dia de operação foi aprovado pelos passageiros.

O trajeto é de 45 minutos e as pessoas nem precisam ir até os pontos para entrarem no ônibus. Basta dar o sinal que o motorista é orientado a parar.

SEGURANÇA:

Alguns passageiros se mostraram receosos em relação ao risco de assaltos aos ônibus, mas a Polícia Militar no Rio Grande do Sul garantiu atenção ao itinerário percorrido e disse que eventualmente policiais farão abordagens aos veículos.

Além disso, a linha foi planejada para circular em vias de maior movimento e mais iluminadas.

O ônibus da Balada vai circular diariamente das 22h00 às 04h30, quando o transporte coletivo convencional começa a operar. A linha é feita por dois ônibus da empresa pública Carris.

O valor da passagem é de R$ 2,70, com possibilidade do uso de cartão eletrônico, e o intervalo varia entre 25 minutos e 30 minutos de um carro para o outro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN especializado em transportes.

Fonte: Onibusbrasil.com