Sest/Senat lança programa de qualificação

Qualificar a mão de obra de motoristas que trabalham no setor de serviços, como taxistas, motoristas e cobradores de ônibus, além de agentes de bordo de veículos de turismo de Natal e Aeroporto Internacional de Parnamirim. até o ano de 2014. Este é o objetivo do Programa "Transporte na Copa" lançado na manhã de ontem pela Unidade do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte (SEST/SENAT). O processo vai contar com cursos de direção e trânsito, qualificação em atendimento, línguas estrangeiras e conhecimentos gerais. Desde 2005, 1108 profissionais foram atualizados pelas entidades. O processo começa neste ano e vai finalizar seu ciclo em 2014, quando quase oito mil profissionais deste setor serão qualificados.

Estiveram presentes o presidente do Conselho Regional do SEST/SENAT, Eudo Laranjeiras, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins, o representante da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Jeferson Pedrosa, o presidente da Cooperativa de Taxistas do RN (Cooptax), Genário Torres, além de outros representantes do setor. Atualmente, 1.110 taxistas possuem permissão para circular. Esses profissionais poderão fazer os cursos de línguas estrangeiras durante um ano pela internet a fim de que não haja comprometimento do tempo de trabalho dele tendo de comparecer a uma sala física. Ao final deste período, eles agendam uma prova para obterem um certificado.

O presidente do Conselho Regional (RN/PB) do SEST/SENAT, Eudo Laranjeiras, destacou dentre os componentes dos grupos de profissionais citados, o de taxistas. "Eles são os anfitriões da cidade", salientou ele, fazendo menção ao fato de serem os taxistas a fonte de muitas informações acerca do funcionamento da cidade visitada. "O maior legado que fica desse Programa será deixado para a cidade. Serão profissionais bem qualificados para receber os turistas e servir a nossa população", complementou.

Para aqueles motoristas que participarem das aulas de Direção e Trânsito, o conteúdo será relacionado às noções de direção defensiva, legislação de trânsito, eletricidade de automóveis, além de primeiros socorros. Questões que excedem os limites da direção e lançam mão de valores morais e éticos também serão tratados. Enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes, defesa ao meio ambiente, cidadania estão na pauta. A valorização do profissional como empresário, a partir da aplicação de conteúdos sobre marketing profissional e pessoal também serão dados.

Um selo de qualidade também será usado nos veículos daqueles profissionais que ao longo de 15 meses acompanharem os ensinamentos sobre gestão. Este número correspondentes às edições de um informativo produzido pelo Sest/Senat em parceria com o Sebrae.

Fonte: Tribuna do Norte