Esquadrão da fumaça da um show na Tarde de hoje

Foto de: Júnior Santos
Hoje, partir das 15h30, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, mais conhecido como "Esquadrilha da Fumaça", fará uma apresentação em Natal. O evento ocorrerá na Praia do Meio e terá duração de 40 minutos. Na nova apresentação em Natal, o grupo usará sete aviões T-27 Tucano da Força Aérea.

O motorista que se deslocar hoje para a Praia do Meio, onde ocorrerá a apresentação da "Esquadrilha da Fumaça", deve ficar atento para alterações no trânsito. A avenida Presidente Café Filho, no trecho entre a Rua Capitão Mor Gouveia e a Ponte Newton Navarro, ficará fechada ao trânsito, a partir das 13h. "Também não será permitido o estacionamento de veículos na Ponte Newton Navarro, onde estaremos presentes com agentes de trânsito", informa o chefe do Setor de Intervenção Viária da Semob, Carlos Eugênio.

Todo o trânsito de veículos particulares na área será concentrado na Rua 25 de dezembro. Com a intervenção, os ônibus da linha 21 retornarão pela Cordeiro de Farias, Nilo Peçanha e Manoel Dantas, onde seguirão itinerário normal.

Os ônibus das linhas 47 e 48 retornarão pelo bairro de Santos Reis e as linhas 36, 43 e 59 seguirão seus itinerários pela Rua Belo Horizonte. Já as linhas 13A, 33, 33A, 38, 57, 75A, 84 e 85 não terão seus itinerários modificados.

Agentes de trânsito e fiscais de transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana estarão no local informando sobre as mudanças e orientando motoristas e pedestres. A previsão é que o trecho seja liberado ao trânsito por volta das 18h.

A apresentação faz parte das comemorações da Semana da Asa, em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador, ocorrido em 23 de outubro. Nessa data, em 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont tornou-se o primeiro homem a alçar voo com um aparelho mais pesado que o ar, o 14 Bis.

No show, a "Esquadrilha da Fumaça" aproveita para demonstrar o elevado nível de habilidade, capacitação e excelência dos pilotos e aeronautas da Força Aérea Brasileira e do potencial da indústria aeronáutica brasileira, que fabrica o avião T-27 Tucano. A Força Aérea Brasileira está presente em Nata desde 1942. Após a demonstração aérea dos pilotos, haverá um show musical com Waldonys, no palco armado na praia, próximo à Praça dos Heróis.

História

O "Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA" é um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Sua finalidade de acordo com a EDA é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.

A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.

Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo.

Fonte: Tribuna do Norte