28/07/2011

Tarifas de transportes intermunicipais subiram 32% na última década

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada apresentou dados entre junho de 1999 a outubro de 2010 no Brasil.

Por Marília Rocha, Com informações do R7

Foram dez anos de observação e uma conclusão nada animadora: de acordo com cálculos de Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgados nesta quinta-feira (28), as tarifas do transporte intermunicipal metropolitano subiram 32% acima da inflação entre junho de 1999 e outubro de 2010.

Fonte da foto: http://cardososilva.com.br
O motivo para a alta nos valores é o aumento no tempo de deslocamento da população, reflexo da degradação das condições de trânsito. O estudo também mostrou que a população das cidades periférias tem crescido mais do que a das cidades-sede, mas os empregos ainda continuam concentrados nas capitais. O resultado disso é a necessidade de uma melhora no transporte intermunicipal.

No entanto, segundo o estudo, é preciso melhorar não só a malha entre as cidades periféricas e as sede, mas também entre as próprias cidades periférias, pois nelas estão se formando pequenos núcleos que atraem trabalhadores. De acordo com o Ipea, “cria-se a necessidade de um sistema metropolitano de transporte de alta capacidade que, pela sua escala, se torna incompatível com a capacidade de financiamento dos municípios, isoladamente”.

O Ipea também mostrou na pesquisa divulgada que as tarifas de transportes intermunicipais da metrópoles subiram 32% na última década. O principal motivo para o aumento é o crescimento no tempo dos deslocamentos, causado pela degradação das condições de trânsito.

Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário