Via Sul Transportes continua a padronizar sua frota

0
240





Por Josenilson RodriguesBusão de Natal
Com fotos de Nildo Filho – Internauta do BN

Foi com grande surpresa, que recebi hoje do internauta Nildo Filho, as primeiras imagens do veículo 5100 da empresa Transflor (Via Sul Transportes).

A empresa continua a padronizar sua frota e o busão da vez foi um Caio Induscar Apache Vip II Mercedes-Benz OF-1722M.

Histórico do novo padrão visual

A empresa adotou em Novembro de 2014, um novo padrão visual, mas simples e veio acompanhado de Três veículos que na época a empresa tinha incorporado à frota como renovação.

Todos os veículos que foram incorporando a frota já eram caracterizados ao novo padrão. Os veículos com o padrão antigo, vinham com tempo sofrendo algumas mudanças aos poucos, em maioria dos veículos a frente já era pintado ao novo padrão bem como a traseira.

Atualmente, além desse veículo de número 5100 existem mais Dois ostentando a nova identidade visual, são os veículos 5015 e o 5065.

Sugestão à diretoria da empresa ou gerência de manutenção

Como um bom busólogo, devo ressaltar algumas observações que podem gerar economia à empresa bem como deixar a pintura mais suave esteticamente.

Um dos modelos mais esperados pelos os especialistas em transportes em receber o novo padrão visual da Via Sul, era o Caio Induscar Apache Vip II. Além de serem poucos na cidade Potiguar, os veículos detém de um design bastante ousado e seus traços merecem ser mais valorizados ressaltando da melhor forma a nova identidade visual da empresa.

As sugestões a seguir foram feitos sem fins: pejorativos, maliciosos ou afim de denegrir o trabalho de terceiros. As sugestões a seguir são somente e a penas um ponto de vista, levando em consideração as operações da empresa, onde os veículos operam em linhas em que o itinerário detém de piso difícil e acessos fechados com calçadas altas ou aclives acentuados.

1° SUGESTÃO
A frente do veículo, não ficou agradável visualmente. Diferente dos Comil Svelto que detém de uma máscara Preta abaixo do para-brisa e uma suave máscara Cinza nos faróis, o veículo do modelo Apache Vip II poderia ter mantido, assim como poderia ter mantido nos veículos de modelo Senior Midi, sem a máscara Preta é como se o veículo fossem da década de 90 com um design moderno. Em outras palavras a estética não fica agradável. Pra explicar melhor, segue alguns desenhos abaixo do que quero dizer:

2° SUGESTÃO
O prefixo traseiro poderia sair do para-choque e ficar na carroceria. Além de facilitar a visibilidade ao usuário pode economizar com manutenção. Isso porque, o para-choque em especial as ponteiras do veículo são os que mais sofrem com avarias e se as ponteiras se não tiverem prefixo, agiliza a reposição da peça no ônibus sem falar que uma ponteira sem prefixo pode ser retirado de um carro do mesmo modelo parado na garagem para um serviço que leve vários dias e recolocado em outro que necessite da peça a qual irá no mesmo dia. Por isso, em desenho destaco minha sugestão para veículos com Backbus e Outbus.

3° SUGESTÃO
A terceira sugestão seria a volta do site da empresa ao ar. O novo padrão visual ressalta o endereço eletrônico da empresa, porém há mais de 3 anos ele encontra-se fora do ar.

4° SUGESTÃO
As faixas refletivas traseira poderiam ser colocados no para-choque e não nas ponteiras, uma faixa refletiva tem um custo alto e repor gera tempo e gasto com mão de obras. Por isso, se colocar em um local onde a avaria seja mais remota, haverá uma ‘vida’ útil mais longa ao adesivo que é de vital importância. O mesmo sugiro as faixas laterais, coloquem as faixas em cima da saia do veículo, pois abaixo da saia as chances de avarias são grandes e na maior parte dos reparos dessas avarias, pode acontecer de esquecer de repor o adesivo que também é de vital importância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here