jun 28, 10 meses atrás

Transporte público tem que ser prioridade

Defende o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras

Foto divulgação FETRONOR

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste, Eudo Laranjeiras, voltou a defender a necessidade de transporte público ser visto por alguns usuários e motoristas não como um problema, mas uma solução, sobretudo para a sociedade. Para ele, a medida que se der prioridade ao transporte público, destinando-lhe corredores exclusivos, onde os ônibus não tenham que disputar espaço com o caos que é o trânsito atual, se terá um transporte de qualidade.

“Hoje somos taxados de culpados, mas somos apenas operadores, não cuidamos do trânsito, o que falta é prioridade dos gestores”, esclareceu, lembrando que a Fetronor tem buscado incessantemente levantar os problemas, conscientizar e levar aos gestores essa necessidade. Nesse sentido, ele citou o fato de 70% das pessoas se deslocarem de ônibus, mas no momento em que uma das faixas é tornada exclusiva para ônibus, há quem reclame de “direito” retirado.

Erro histórico

Para Eudo, o que está sendo reclamado na realidade é um privilégio, pois um automóvel leva em média 1,2 pessoas, enquanto um ônibus transporta um número muito maior de pessoas e evita a circulação de 50 a 60 automóveis na rua. Sobre as faixas exclusivas, que têm proporcionado aumento de 20 a 30% na velocidade dos ônibus, ele considerou ainda mais eficiente a implantação de corredores.

“Ninguém é contra as pessoas terem automóveis, que só deveriam ser utilizados nos fins de semana, em casos de urgência e necessidades e não durante deslocamentos no dia-a-dia, em flagrante erro histórico. O que adianta é priorizar, como se faz no primeiro mundo, o transporte público”, argumentou.

Durante habitual participação no Seminário Cidade Expressa recentemente realizado na cidade de Campina Grande, Eudo Laranjeiras destacou o significado de se debater a problemática do transporte junto a sociedade e o meio acadêmico. “Precisamos de todos unidos, a sociedade organizada tem que estar presente e mostrando a necessidade de melhorar a qualidade do transporte, priorizando-o, pois na hora em que isso é feito ajuda a cidade como um todo”, disse.

Despoluir – Por fim, Eudo mostrou-se gratificado com a crescente receptividade das empresas, órgãos ambientais e universidades ao Programa Ambiental do transporte Despoluir desenvolvido pela Fetronor. “Estamos mostrando a contribuição dos empresários contra um outro caos nosso, que é a poluição, que o caos no trânsito tanto provoca, trabalhando muito forte nisso e melhorando todos os anos os resultados”, concluiu.

Fonte: FETRONOR

Share "Transporte público tem que ser prioridade" via

Comentar

4 COMENTÁRIO(S)

  1. 29/06/2016
    com um transporte publico econômico rápido e confortável vale sim apena deixar o carro em casa e ir trabalhar de ônibus. Responder
    • 17/07/2016
      Right onth-is helped me sort things right out. Responder
  2. 02/07/2016
    Se depender das prefeitura daqui, as empresas estão ferradas. Responder
    • 17/07/2016
      I feel so much happier now I unntrseadd all this. Thanks! Responder

Leave a reply

Mais na Categoria Notícias
22:47, 18 horas atrás

Dia 1° de Maio tem Tarifa Social

Por Josenilson Rodrigues – Busão de Natal No feriado do Dia do Trabalhador comemorado na próxima Segunda Feira (01/05/2017), o sistema de transportes de passageiros por ônibus e opcional contará com o benefício da tarifa social, onde no dia em …

21:30, 19 horas atrás

Sábado (29/04) frota de ônibus circulam dentro da normalidade

Por Josenilson Rodrigues – Busão de Natal Depois de um dia bastante conturbado e caótico, frota de ônibus e outros serviços voltarão ao normal a partir das primeiras horas deste Sábado, 29 de Abril de 2017. Com a graça de Deus, voltaremos a ter o nos…

11:36, 1 dia atrás

Frota da Guanabara e Oceano começa a ser liberado após desbloqueio de BR

Por Josenilson Rodrigues – Busão de Natal A frota de ônibus das empresas Transportes Guanabara e Expresso Oceano que deveriam ter saído às 05h só foram liberados após às 09h30min. Isso porque, o movimento dos sem terra bloquearam a BR-406 e a BR-101 …