Por Josenilson RodriguesBusão de Natal

Os ônibus contam uma verdadeira história. Histórias essa que só podem ser visíveis para aqueles que enxergam além do que os olhos podem ver. Os busólogos podem ajudar a você ver histórias incríveis de ônibus que marcaram época por empresas que ficaram pouco tempo em operação, porém marcaram sua história na história do transporte Potiguar.

Neste último especial de 2017, compartilho com vocês um acervo do meu amigo Ronaldo Neves. Nesse acervo uma foto lendária do veículo 141 da extinta empresa Transul ainda 0Km em uma apresentação de frota a beira da Via Costeira.

Após uma cisão entre os sócios, a empresa Transul é dividida e encerra suas atividades. Parte da Transul se transformou em Expresso Oceano. A nova empresa absorveu parte da frota da Transul e um deles é esse veículo cujo o modelo é um Busscar El Buss 340 Mercedes-Benz OF-1721 que passou a ser o 541 na Expresso Oceano.

O ônibus foi muito utilizado para as operações das linhas: Natal / Canguaretama, Natal / Nova Cruz Via Várzea e Espirito Santo e até mesmo Natal / Goianinha. Quando a Oceano entregou várias linhas intermunicipais devido à concorrência desleal do transporte clandestino, o veículo foi desativado. A empresa na época ficou operando somente as linhas Natal / Pipa e Natal / Sibaúma Via Pipa.

Depois de muitos anos do veículo ter sido desativado pela a Expresso Oceano, em Abril de 2013 o busólogo Antônio Roberto do estado Ceará, conseguiu fotografar o ônibus na empresa Trans Castro na cidade de Canindé.

Foto de: Antônio Roberto | Imagem divulgado em 2013 em sua galeria no site Ônibus Brasil

De 2013 à 2017 não houve novos registro desse lendário que um dia nos tempos de ouro marcou a história do transporte Potiguar.

Vale ressaltar que nem todos os Busscar El Buss 340 que circulavam na Transul foram comprados 0Km por ela, alguns deles vieram da empresa Queiroz e Melo.

A Transul surgiu após o grupo Transportes Guanabara ter comprado a Queiroz e Melo, poucos meses depois foi declarado o fim da Queiroz e Melo, a Guanabara passou a operar o intermunicipal. Após uma mudança visionária, colocaram a Guanabara a seguir suas operações somente no urbano e metropolitano e em parceria com um novo sócio foi que surgiu a Transul. Nessa transição muitos ônibus foram vendidos e os mais novos incorporados a nova empresa que investiu pesado em renovação e ampliação de frota.

Nossa, passaria a noite inteira escrevendo sobre essas empresas que foi uma passagem forte no grupo da Transportes Guanabara que marcou maciçamente o transporte rodoviário dos anos 80/90. Mais vou deixar para um outro especial.

Um abraço a todos e que venha 2018! Feliz ano novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here