Por Josenilson RodriguesBusão de Natal

A empresa Trampolim da Vitória, permissionária do sistema de transporte de passageiros da região de metropolitana de Natal, operou hoje na linha I que faz o atendimento Macaíba / Igapó Via São Gonçalo com um veículo articulado.

A linha I que faz o atendimento Macaíba / Igapó Via São Gonçalo tem tarifa de R$3,60.

A operação é inédita e chamou a atenção de usuários e busólogos. A operação de um veículo deste porte, demonstra que veículos articulados podem sim operar em itinerários com curvas fechadas e aclives acentuados.

A Trampolim da Vitória tem sua forma única de avaliar o mercado, otimizando suas operações com surpresas inesperadas na frota de determinadas linhas e avaliar os resultados operacionais.

É assim que se chega mais longe, avaliar o mercado e garantir o transporte a quem precisa. Nos últimos anos, a empresa vem investimento em linhas, cuja as operações não eram tão eficientes como são nos dias de hoje.

Linhas como V e I são puro exemplo disso. Há poucos anos, a linha V era operada por um pequeno Volare, hoje conta com veículos novos e de grande porte equipados até com elevador para pessoas com mobilidade reduzida. O mesmo acontece com a linha I, com veículos longos e bem conservados, diferentes daqueles veículos 2002.

Futuro do transporte metropolitano é promissor

O futuro é que os munícipios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante e adjacentes cresçam de forma rápida, com criações de novos conjuntos e barros que ano após ano vem sendo popularizado com a habitação de novas pessoas por meio de programas de habitação ou financiamento da casa própria.

Natal já não existe mais espaço para crescimento populacional, porém, o problema maior do sistema é a distribuição de frota, mas isso é questionamento (meus pensamentos) para uma outra oportunidade.

Nesse momento, vejo que as operadoras por outro lado, devem fazer estudos de investimentos, para garantir esse novo mercado. Demonstrar aos novos habitantes que o transporte é qualidade a esses novos habitantes podem fazer uso sem medo. Uma vez que, vendo o que transporte é eficiente, não terão necessidade do uso de carros próprios para ir ao trabalho, o que muito acontece nos dias de hoje e acarreta nos congestionamentos quilométricos.

A bola da vez está no transporte metropolitano. Com os municípios recebendo novos habitantes, lojas, hiper e super mercados, escolas e outros atrativos, a tendência é que as operações sejam cada vez mais rentáveis para um futuro próximo, porém, como disse acima, os estudos e investimentos tem que ser feito de imediato para garantir um bom atendimento e qualidade no serviço oferecido.

2 COMENTÁRIOS

    • Boa tarde Dudu.
      O site Busão de Natal é um site sobre transporte coletivo. A operação de um veículo articulado nessa linha merecia sim destaque. O poste da matéria tem como objetivo registrar os fatos inusitados para a posteridade e informar de forma clara e objetiva outros busólogos. Se quiser cobrar melhorias, comece pelo o poder público exigindo a execução da licitação para o serviço de transporte de passageiros da sua comunidade.

      Obrigado pela a interação conosco do site. Forte abraço!
      Josenilson Rodrigues

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here