Internauta do Busão de Natal envia fotos de ônibus de Nísia Floresta / RN e os mesmos são veículos que pertenceram à Transportes Guanabara.

Por Josenilson Rodrigues e Cleihilton Morelli

Um busólogo não vê um ônibus como um simples meio de transporte, diferente da maioria das pessoas, o busólogo vê além do que os olhos podem ver. O internauta do site Busão de Natal chamado Cleihilton Morelli nos enviou Duas fotos de veículos da carroceria Caio, sendo um no modelo Alpha e o outro o Vitória.

Ambos os veículos foram uma febre na década de 90 e marcaram a história do sistema de transporte de passageiros urbano Potiguar, bem como a história das empresas operadoras.

Após Cleihilton Morelli enviar as duas fotos, pude perceber que os ônibus pertenciam à empresa Transportes Guanabara.

O veículo modelo Alpha na Guanabara tinha o prefixo 1003. Foi comprado 0km pela a Transportes Guanabara em 1996 e seu prefixo original foi 96003. Seus últimos de operação foi operando na linha 64 que faz o itinerário Nova Natal / Petrópolis. Rodou muito nas linhas 11 quando fazia o itinerário Gramoré / Ribeira e 62 quando fazia o itinerário Panatis / Petrópolis.

Este veículo foi desativado em 2009 junto com vários outros ônibus modelo Alpha de motorização Mercedes-Benz OF-1620. Isso se deu quando a Guanabara renovou com Caio Induscar, trazendo suas primeiras unidades do modelo Apache Vip II.

Já a foto do veículo modelo Vitória, na Guanabara era o 1162. Foi comprado 0Km pela a empresa Transportes Guanabara em 1995. Tenho vagas lembranças dele operando nas linhas do Gramoré, porém, sua última operação foi na linha 72 que faz o itinerário Vale Dourado / Mirassol.

Este ônibus foi desativado no início de 2008. Neste mesmo ano, a Guanabara renova a frota com veículos dos tipos: midi, padrão e truck. Um dos melhores anos da empresa no quesito renovação de frota que por sinal foi diversificado de chassis e carroceria.

Antes de encerrar esse post, gostaria de agradecer imensamente ao Cleihilton Morelli por proporcionar essas lembranças e a realização desta publicação. O ônibus é o que nos move e suas histórias nos proporcionam viagens nostálgicas.

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda rodaram dois alpha of 1620 até o início de 2012 eram os 1217 e 1220, bons tempos de vitórias e alphas, infelizmente não me interesso mais tanto pela Guanabara atual já por conta destas renovações de usados, mais aiainda é uma ótima empresa. Abraços 👍👍👍👍

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here