Você é daqueles que pensa que ônibus é tudo igual e ponto final? Se sim, vai ficar bem espantado com a variedade na classificação de tipos de ônibus do Brasil. Ela é embasada na norma técnica ABNT NBR 15570/2011 e que classifica os ônibus em 7 categorias (micro-ônibus, miniônibus, midiônibus, ônibus básico, ônibus padron, ônibus articulado, ônibus biarticulado).
Essa norma foi criada para estabelecer os requisitos mínimos para a fabricação de veículos utilizados no transporte coletivo urbano de passageiros.
Confira as especificações dos chassis que a Volvo fabrica:

Ônibus Básico

Ônibus Básico

Capacidade: 70 passageiros, sentados e em pé, incluindo área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia.
Peso bruto total mínimo: 16 toneladas.
Comprimento máximo do veículo: 14m.

Ônibus Padron

Ônibus Padron

Capacidade: 80 passageiros, sentados e em pé, incluindo área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia.
Peso bruto total mínimo: 16 toneladas.
Comprimento máximo do veículo: 14m. No caso do Padron, permite-se o comprimento do ônibus de até 15 m, desde que o veículo seja dotado de terceiro eixo de apoio direcional.

Ônibus Articulado

Ônibus Articulado

Capacidade: 100 passageiros, sentados e em pé, incluindo área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia.
Peso bruto total mínimo: 26 toneladas.
Comprimento máximo do veículo: 16,8m.

Ônibus Biarticulado

Ônibus Biarticulado

Capacidade: 160 passageiros, sentados e em pé, incluindo área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia.
Peso bruto total mínimo: 36 toneladas.
Comprimento máximo do veículo: 30m.

Mas como é feito o cálculo de passageiros? Para isso, deve-se considerar 6 passageiros por metro² em pé, somando com o número de passageiros sentados.

Fonte: Mobilidade Volvo

6 COMENTÁRIOS

  1. então quer dizer que os articulados tem 16,8 metros no máximo. sempre duvidei quando diziam que esses ônibus tem 18 metros. sabia que eram menores! parabéns pra volvo pois tirou muitas duvidas.

    • Não Leonardo. Esses são ônibus básicos, existem articulados de 18m, 20m e 22m. Sem falar que também existem os Super Articulados e os Bi Articulados. A Volvo somente destacou veículos básicos. Não se confunda, são apenas básicos, carros simples.

      • é por que onde moro(Recife-PE),as empresas daqui são mão fechada! não ousam. essas empresas daqui compram articulados básicos. muitas ainda tem os artiCOlados(articulação adaptada com reboque),que são do tamanho básico(16,8 Metros). até os verdadeiros articulados(caso dos Volvo)são básicos!

        • Entendo perfeitamente o que é isso. Ao menos vocês tem Volvo e muitos articulados, alguns deles até com ar condicionado. Já em Natal temos apenas Dois articulados de motor dianteiro. Nosso transporte está bem ultrapassado se comparado a Recife. Aqui não existe subsídios e as empresas estão enfraquecendo economicamente e algumas já estão prestes a fechar as portas.

          • e a turma daqui de Recife ainda enche a boca pra dizer que nosso transporte é caro e ruim. apesar dos problemas,Recife tem um sistema de transportes bom. no nordeste ainda se sobressai. mas a distancia vem diminuindo para os demais estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here