Agentes de Autoridade de Trânsito serão formados gratuitamente pelo Detran

0
107

Por DETRAN RN

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) abriu na manhã desta segunda-feira (18), o curso gratuito de Formação de Agente da Autoridade de Trânsito voltado para policiais militares, técnicos do Detran, agentes municipais de trânsito, guardas municipais e servidores públicos que juridicamente possam atuar como agente de autoridade de trânsito.

A capacitação ministrada pela Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran) deve formar mais 35 agentes, sendo esta a segunda turma de formação montada pela entidade, que tem a missão de ser uma ferramenta de desenvolvimento capaz de contribuir para um trânsito mais seguro, humanizado e com inclusão social através da qualificação.

O chefe de gabinete do Detran, Jonielson Oliveira, representou a Direção do Órgão na abertura e destacou a importância do curso no sentindo de formar e aperfeiçoar o servidor público para atuar como um agente propagador da segurança e respeito às normas de boa conduta no tráfego nas atividades de fiscalização e operação de trânsito. “Ações como essa encontram total apoio da Direção, pois cumpre com a missão de Detran”, comentou.

O curso de Formação de Agente da Autoridade de Trânsito ministrado pelo Detran do Rio Grande do Norte é pioneiro em atividade no país e age caracterizando o agente para uma atividade pública do Estado, que é a de atuar com conhecimento e responsabilidade no trânsito.

A capacitação conta com carga horária de 200h/aulas e ocorre conforme as resoluções, portarias e atualizações normativas expedidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A grade curricular contempla nove módulos abordando as temáticas de “Legislação de Trânsito”; “Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito”; “Legislação de Trânsito Aplicada”; “Ética e Cidadania”; “Psicologia Aplicada”; “O Papel Educador do Agente”; “Língua Portuguesa”; “Operação e Fiscalização de Trânsito”; e “Prática Operacional”.



Nessa segunda turma, o corpo docente de servidores da Eptran está capacitando policiais da Operação Lei Seca, agentes de trânsito dos municípios de Macaíba, Ceará Mirim e Macau, guardas municipais de São Gonçalo do Amarante, e servidores do Detran.

A aula inaugural do curso foi acompanhada ainda pelos coordenadores administrativo, Wellington Tinoco, Registro de Veículos, Carlos Silvestre, Educação e Fiscalização de Trânsito, Carlos Cabanas, e pelos subcoordenadores de Recursos Humanos, Matiênio Duarte, e da Operação Lei Seca, capitão Cruz.

Fonte: DETRAN RN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here