A história do Caio Apache Vip no RN

0
656

Por Unibus RN

Se tem um modelo de ônibus que fez sucesso recente entre as empresas de Natal e região metropolitana, sem dúvida alguma, esse modelo é o Apache VIP II. Lançado pela Induscar Caio em 2008, quase todas as empresas operadoras de linha na grande Natal compraram e mantém unidades do veículo.

A forte aquisição do modelo contrasta com o pouco sucesso do modelo antecessor no RN, o Apache VIP I, lançado pela Induscar no início dos anos 2000: apenas duas empresas compraram o modelo zero quilômetro, a Reunidas, que atua no transporte urbano de Natal, com duas unidades, e a Oceano, empresa pertencente a Transportes Guanabara responsável por linhas metropolitanas, com um veículo. Por muito tempo, os três VIP I foram os únicos integrantes da frota.

Em 2013, Dois veículos alongados do modelo Apache Vip I chegaram à frota da empresa Expresso Oceano. Montados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1722 eles rodam até o ano de 2017.

Nos anos de 2012 e 2013, a presença do VIP I aumentou consideravelmente a partir da inclusão de veículos usados de outros estados em diversas empresas, como Transportes Conceição, Oceano e Barros/Litorânea.

VIP I: Poucas unidades em Natal durante muitos anos

Já o VIP II estreou no Rio Grande do Norte a partir da compra de cinco unidades feita pela empresa Trampolim da Vitória em 2008. Quatro dos veículos eram alongados, e um tamanho padrão, com desembarque no meio e equipado com elevador para deficientes físicos.

No ano seguinte, foi à vez da Cidade do Natal, primeira empresa urbana, adquirir o VIP II. Quatro unidades passaram a fazer parte da frota da empresa.

A partir da compra da Cidade do Natal, ainda em 2009, boa parte das demais empresas potiguares também aderiram ao VIP II. No segundo semestre daquele ano, uma compra conjunta trouxe unidades do modelo para as empresas Cidade do Natal, Guanabara, Via Sul e Riograndense.

Pouco tempo depois, chegou a Natal a primeira (e única até então) unidade usada do VIP II: veio da empresa Reunidas, após pertencer a mesma empresa na Paraíba. O veículo é modelo único na empresa.

Com isso, em 2011, das empresas urbanas de Natal, apenas a Santa Maria e Nossa Senhora da Conceição não tinham o VIP II em sua frota.

Posteriormente, a Trampolim voltou a comprar o VIP II em 2012, já sob administração de empresas pernambucanas. Os ônibus, agora, vieram com três portas com o novo padrão visual da empresa.

Na mesma ocasião, a compra também se deu para a empresa Nossa Senhora da Conceição, que, em 2012, passou a fazer parte do grupo empresarial que detém a Trampolim. Os ônibus vieram sem identificação, já que receberam a nova identidade visual da empresa, e foram também a última compra de veículos zero quilômetro feita pela Conceição.

Em 2012, a região metropolitana de Natal recebeu o último – e com motorização mais moderna – VIP II de Natal, adquirido pela empresa Viação Campos. O ônibus conta com chassi Volkswagen 17-230 OD, sendo o primeiro da grande Natal a pertencer à regra Euro V de motores menos poluentes.

O modelo também está presente em Mossoró, na única operadora de linhas da cidade: a Viação Cidade do Sol, que trouxe unidades do VIP II usadas de Minas Gerais.

Fotos: Acervo UNIBUS RN / João Maria Gomes / Alex Azevedo / Iury Mello-Ônibus Brasil
Fonte: Unibus RN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here