07/06/2015

TransFlor e o comboio de Amelias II a Gás em 1989 com destino a Natal

Por Josenilson Rodrigues - Busão de Natal

O saudoso blog NATALBUS que está na ativa a 6 anos e é administrado pelo o busólogo Denilson César, publicou um digno resgate histórico do comboio de Caio Amelia II todos movidos a gás natural.



O comboio de ônibus vindo de São Paulo / SP para Natal / RN, foi em 1989, eram da empresa TransFlor (Via Sul). Mas na época foram entregues uns 20 veículos para três empresas são elas: Cidade do Sol, TransFlor (Via Sul) e Guanabara, todos movido a gás natural, tecnologia nova pra época e que não deu muito certo. Pouquíssimos anos depois, os veículos foram convertidos a Diesel.

Fato histórico

Aproveitando a ocasião, vale ressaltar que primeiros carros a Gás no Brasil foram os da empresa Transportes Guanabara, foi em 1988 que a empresa foi pioneira no teste desta tecnologia junto com a Mercedes-Benz sendo destaque nacional. Após os testes, várias outras empresas pelo o Brasil adquiriram do modelo para fazer seus testes. Os veículos usados para os testes tinham uma pintura diferente, um deles tinha uma pintura com tons verdes e outro com um tom roxo. Fotos deles são raríssimos, mas existem.

Depois disso, a Cidade do Sol, TransFlor (Via Sul) e Transportes Guanabara compraram mais veículos a gás natural, onde esses carros vieram na pintura de suas respectivas empresas e foi justamente neste ano que alguém fez a foto desse comboio de TransFlor vindos a Natal.

No ano seguinte, em 1989 as empresas voltaram a comprar veículos a Diesel e nesta época os Amélias ficaram para trás dando lugar as primeiras versões dos ônibus de modelo Vitória. E depois disso em diante é só histórias que nos momentos oportunos contarei aqui pra vocês.

Fonte da Foto Acervo: NATALBUS

4 comentários:

  1. AI MEU DEUS, MAS QUE RECORDAÇÃO, MEU PAI DIRIGIA UM DESSES SÓ QUE ERA DA CIDADE DO SOL. VOCÊS DO BUSÃO DE NATAL TEM FOTOS DOS VOLVOS QUE FICARAM NA GARAGEM DA SANTA MARIA ATÉ MEADOS DE 2011?

    ResponderExcluir
  2. Mas que momento lindo. Que coisa boa de se relembrar! Lindo demais.

    ResponderExcluir
  3. 10 para essa perfeita matéria. História é história e deve ser compartilhada com todos.

    ResponderExcluir
  4. George Luiz25 julho, 2015

    Andei nestes Caio Amélia da Trasflor na extinta linha 49, e me lembro que o motor era fraco, pipocava muito e fedia muito a gás na parte traseira onde ficava o motor dele! Alem dele tinha o Mercedes Bens O-371 a gás, que chegaram se não me engano em 1990.

    ResponderExcluir