26/04/2015

A história de um clássico: Transportes Guanabara 1170

Por Josenilson Rodrigues e Thiago Martins 
Em parceria com o RN Ônibus Clube

Parece que alguns modelos de ônibus são “carmas” de certos sistemas de transporte. E isso não é uma coisa tão atual não! Apesar de nos dias de hoje vermos, com frequência, renovações de frotas das empresas voltadas para um único modelo ou carroçadora, desde a década de 1990 as transportadoras já tinham preferência por certo modelo de carroceria.

Na década citada, o modelo que prevalecia nas renovações de Natal era o Caio Vitória. Em nossa região metropolitana, boa parte das empresas tiveram o Vitória em sua frota. O destaque de hoje vai para um dos carros da maior empresa de ônibus do estado: o antigo 1170, da Transportes Guanabara.

Pra começo de conversa, é importante ressaltar que a Guanabara utilizou seus Vitória em operação o quanto pôde. Os carros foram utilizados por cerca de 12 anos. A empresa era compradora assídua da montadora Caio, e nunca poupou comprar grande quantidade de seus modelos. O Vitória, por exemplo, passou por três gerações de pintura da empresa.

As últimas unidades do modelo datam de 1995. É o caso do 1170, que seguia a numeração da época (sem os códigos das empresas), e utilizava a numeração 95170. Semelhante à boa parte dos Vitória da Guanabara, o carro tinha o chassi Mercedes-Benz OF 1620, e operou as diversas linhas da empresa. Na foto a baixo, o veículo ainda estava com a antiga numeração e placas de duas letras, operando a linha 08, que na época fazia o trajeto REDINHA/CAMPUS (atualmente a linha faz o trajeto REDINHA/MIRASSOL):



O carro também foi destaque numa matéria de jornal local, em janeiro de 2005, que abordava uma ação judicial movida pela empresa Guanabara que visava suspender a operação de uma linha Circular, operada em conjunto por ela e as empresas Riograndense e Reunidas. Na ocasião, a Guanabara temia a atuação da Reunidas no conjunto Nova Natal, e por isso preferiu entrar na justiça pedindo a suspensão da linha, a ter que operar em conjunto.



Era comum as empresas locarem seus ônibus mais velhos nas linhas que tinham as piores condições das ruas que operavam. Na Guanabara, essas linhas correspondiam as do Conjunto Vale Dourado, na zona norte de Natal. E foi lá onde o 1170 se aposentou, junto a diversos outros Vitória, já entre os anos de 2007 e 2008. No registro a baixo, o veículo estava operando a linha 05 – VALE DOURADO/PETRÓPOLIS.



Um fato curioso que devemos ressaltar na história deste ônibus é que ele foi um dos primeiros “Expressos do Forró” já realizado pela Guanabara. Onde no período junino, a empresa colocava uma banda de forró apresentando músicas temáticas para os passageiros e oferecendo comidas típicas. Existe um comercial de TV onde a Transportes Guanabara divulgava o “Expresso do Forró”, como um convite para o usuário conhecer aquele veículo.



Na ocasião da foto, ocorria a gravação do comercial do “Expresso do Forró” para um comercial.

Ano após ano, o “Expresso do Forró” se superou, e os carros recebiam caracterização personalizada na pintura, ganhando bandeirinhas e outros enfeites. Assim como o 1170, hoje o serviço Expresso do Forró está nas lembranças daqueles de que um dia vivenciaram um dos momentos mágicos do transporte potiguar.

15 comentários:

  1. Eu tenho m cartão da Oceano card que tem esses coqueiros.

    ResponderExcluir
  2. Daniel Silva26 abril, 2015

    Simplesmente imaginavel ver uma imagem assim. Lembro muuuuito desses carros e esse ai mais ainda devido na epoca morar no parque das dunas e viver essa epoca tendo esses carros diária mente. Ver ele pintadinho alinhadinho. Sem palavras!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a Materia , Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito das matérias onde contam a história dos õnibus que fizeram parte das nossas vidas. andei muito nesses caio vitória da guanabara. me vem boas lembranças quando vejo fotos assim.

    ResponderExcluir
  5. era pequeno no tempo desse vitoria, mais era quando as empresas tinha suas origens potiguares marcantes como disse a materia o onibus do forro, hoje o que se ver são as empresas querendo colocar características de pernambuco que deixa um no na cabeça dos passageiros, prefixo, itinerário sem auxiliar, pinturas irmas gêmeas de recife se repeti aqui. perdemos a historia do transporte potiguar!

    ResponderExcluir
  6. Ei galera vocês são foda mesmo. Que relíquias lindas. Estou sentido um sentimento de saudades desse modelo Vitória, da época em que nos destinos das linhas eram apenas nomes ao em vez de números. Os números das linhas ficavam no para-brisa justamente nessa época da foto.

    ResponderExcluir
  7. Top demais. Ele e o 1091 são a cara do 08.

    ResponderExcluir
  8. Nunca mais o busão tinha feito essas matérias especiais. Já estava com saudades. Parabéns pela a incrível matéria, fotos incríveis!

    ResponderExcluir
  9. esse busao era da linha 11 quando era so 11 e ainda existia a linha 17 na linha 08 rodava o 95078

    ResponderExcluir
  10. São muitas e muitas histórias que esse carro tem. A linhas que mais marcou a história foi a linha 08 e 81. As demais foram complemento de sua história linda e bela. Queria muito saber como está ele nos dias atuais, vocês do site tem como saber não? Fico no aguardo da qualquer matéria com fotos dele na atualidade.

    ResponderExcluir
  11. Isso é busologia pura meu amigo. Meus parabéns cara, Deus te abençoe cada vez mais, porque matéria como esta são raríssimas de se encontrar e merecem sim todo o reconhecimento do mundo, porque viajar no tempo nesta qualidade com base de fotos não tem preço. Espero nunca esse site fechar, sou seu fã Josenilson, você escreve tantas coisas que mereciam ser mais valorizado pelos os órgão competentes e claro pelas as empresas, você tem noção do que você escreveu, você escreveu a história do 95170 que representa o último lote de Vitórias da história da Guanabara. Equipe demais, não tenho mais adjetivos para descrever neste breve comentário.

    ResponderExcluir
  12. Especial top demais. Lembro perfeitamente deles chegando em Natal onde lembro alguns rodando ainda placa. Eram lindos demais. Pintura nova e com carro novo, como disse o Josenilson nasceu daí a nova geração da Guanabara!.

    ResponderExcluir
  13. Nossa Andei demais nele no circular do solidade nos tempos que participava do projeto agente jovem, fiz amigos nele durante a viagem que tinha até um tempinho de duração, 15 a 20 minutos apenas, mas que marcaram na minha lembrança.

    ResponderExcluir
  14. MATÉRIA SHOW DE BOLA. TEM MEU RECONHECIMENTO.

    ASS. ANDERSON

    ResponderExcluir
  15. Última aquisição dos Caio Vitória. Dessa leva vieram o 95002, 95007, 95008, 95011, 95014, 95016, 95049, 95050, 95052, 95053, 95056, 95059, 95090, 95091, 95092, 95098, 95111, 95137, 95158, 95159, 95160, 95161, 95162, 95164, 95167, 95168, 95170, 95178 e 95187. Se me equivoquei em algum, me perdoem. Trata-se de uma busca na memória de ônibus que vi ainda novos há 20 anos. Os prefixos mencionados são os que tinham as mesmas características do 95170 (caixa das rodas na cor amarela, borracha branca abaixo do para-brisa traseiro e ao redor da vista dianteira na cor branca), pois além desses, vieram antes outra leva cujos detalhes eram mais parecidos com os do ano 94.

    Att,

    Hilquias.

    ResponderExcluir