05/03/2015

O ônibus pelo retrovisor do progresso

A década de 1950 foi caracterizada pelo início da transformação do Brasil, marcada como a era da industrialização nacional e pela expansão urbana. O período compreendeu a chegada de importantes nomes da indústria mundial fabricante de veículos automotores, fazendo com que o País partisse para a matriz rodoviária de seu sistema de transporte.

O ônibus pelo retrovisor do progresso
No segmento de transporte coletivo, muitos ônibus ainda eram montados sobre chassis de caminhão e outros chegavam dos Estados Unidos e Europa já construídos, integralmente, com um novo conceito que unia chassi e carroçaria. A fabricante Caio, que então dominava a produção de carroçarias, disponibilizava modelos para diversos tipos de operações. No campo rodoviário, ela tinha, por exemplo, a carroçaria Bossa Nova, uma homenagem à um movimento cultural daquela época, que apresentou um novo modo de cantar e tocar samba e que ficou também conhecido como uma forma moderna ao samba carioca.

A carroçaria tinha um design clássico, detalhado com curvas e linhas inclinadas. Esse modelo é considerado o primeiro ônibus brasileiro com estrutura tubular.

Fonte: Revista Auto Bus

Nenhum comentário:

Postar um comentário