29/10/2014

Grupo JCA investe pesado para renovar frota de ônibus com chassis Scania e carrocerias Marcopolo

Dona das viações Cometa, 1001 e Catarinense acaba de comprar 73 veículos topo de linha para oferecer maior conforto aos passageiros nas rotas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Investimentos ultrapassam a casa dos R$ 70 milhões e incluem ônibus double-deckers com primeira classe e características diferenciadas

Por Leonardo Andrade, editor-chefe do Portal Transporta Brasil



O Grupo JCA, um dos maiores conglomerados empresariais que operam o transporte rodoviário de passageiros no Brasil, dono das viações Cometa, Catarinense e 1001, acaba de realizar pesados investimentos em renovação de frota de ônibus e ampliação de sua capacidade operacional, com mais oferta de serviços e de conforto para os passageiros de suas linhas.

A compra, que totalizou R$ 70 milhões, inclui 73 ônibus completos com chassis Scania e carroceria Marcopolo, todos para atender à renovação da frota da empresa, que declara idade média de cerca de três anos, e para ampliar suas linhas interestaduais, com as novas concessões da ANTT.

O lote completo de veículos inclui 67 chassis Scania K 440 6×2 com carroceria Marcopolo Paradiso 1800 DD e seis chassis Scania K 360 6×2 com carroceria Marcopolo Paradiso 1200, todos com motor traseiro e novos itens de conforto e segurança. Os carros Double Decker, identificados pela sigla DD, consistem nos ônibus topo de linha disponíveis no mercado brasileiro, com seis lugares em primeira classe no primeiro andar, com assentos leito-cama, que inclinam 180º, wi-fi a bordo, tomadas para recarga de equipamentos eletrônicos e nova configuração de poltronas. No andar de cima, que comporta as 44 poltronas executivas, o nível de conforto e de itens de facilidade também não deixa a desejar.



“Estamos investindo a maior parte do montante no modelo K 440 8×2 Double Decker por ser o ônibus mais completo, seguro e confortável e dotado das melhores tecnologias disponíveis no mercado brasileiro. Essa renovação marca uma nova fase para a atuação do Grupo JCA no transporte de passageiros”, diz Marcelo Antunes, membro do Conselho do Grupo JCA.

Toda a nova frota do grupo servirá às linhas para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e São José do Rio Preto, além de outros destinos também no Estado de São Paulo e no Paraná e Santa Catarina.

Os novos chassis contam com motorização Euro 5, motor Scania de 13 litros e potências de 360 e 440 cavalos, nas configurações de eixos 8×2 e 6×2.

Compra totaliza 139 ônibus Marcopolo

O pedido total do Grupo JCA para a Marcopolo, incluindo os veículos citados acima, com chassis Scania, totaliza 139 unidades, que utilizarão chassis de outros fabricantes, como Volvo e Mercedes-Benz . Os modelos que a Marcopolo fornecerá são Ideale, Viaggio 900 e 1050 e Paradiso 1200 e 1800 Double Decker (dois pisos), todos a serviço da Viação Cometa, AutoViação 1001, Catarinense, Rápido Ribeirão Preto, Macaense, Expresso do Sul e Opção Fretamento e Turismo.

Fonte: Portal Transporta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário