02/09/2014

Tecnologia em prol da mobilidade também no fretamento

Encontro da Fresp vai discutir como os avanços da informática, comunicação e de sistemas de dados podem fazer com que os transportes fretados tenham rentabilidade e sejam uma opção melhor para os passageiros

Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes


Ônibus de fretamento. As empresas deste segmento de transportes de passageiros têm acompanhado as evoluções tecnológicas? E em que a tecnologia pode ajudar as companhias e os passageiros? Estes serão alguns dos temas abordados no encontro da Fresp neste ano, em Atibaia.

Muitos setores já se deram conta que a tecnologia pode ser uma importante ferramenta para o fortalecimento dos negócios e melhoria na qualidade dos produtos e prestação de serviços.

Alguns destes ramos econômicos não têm, pelo menos em tese, uma relação direta com plataformas informatizadas, mas descobriram que, bem usadas, elas podem trazer bons resultados financeiros e para a comunidade onde atuam.

Nos transportes de passageiros, mesmo que a passos lentos, a tecnologia tem sido usada para diversos serviços, desde a operação e gerenciamento dos ônibus até para a gestão empresarial específica do setor.

O segmento de transportes urbanos tem se destacado por avanços de bilhetagem eletrônica, com a possibilidade de recarga de créditos de passagens até por celulares e relógios, e no monitoramento da frota.

Já as empresas de ônibus rodoviários de linhas regulares investem, além de gestão de frota e negócios, em sistemas de venda de passagens on line mais eficientes e que podem ser decisivos para o passageiro escolher entre uma companhia e outra.

E o setor de fretamento? Como tem lidado com as novas tecnologias?
Esse é o foco principal do encontro da Fresp – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, que reúne sete sindicatos e aproximadamente 300 empresas do ramo.
Com o tema “Superando desafios com conexões inteligentes”, o evento ocorre neste ano do dia 12 ao dia 14 de setembro, no Tauá Hotel Atibaia, interior de São Paulo.

Além de empresários de ônibus, devem participar especialistas, gestores públicos e profissionais que podem trocar experiências sob diversos ângulos de visão, inclusive abordando as atuais necessidades dos passageiros, tanto do fretamento contínuo (escolas, empresas, fábricas, etc) como do eventual (turismo, passeios, encontros religiosos). O presidente da Fresp, Claudinei Brogliato, disse em nota enviada à imprensa, que o evento deve trazer novidades aguardadas pelos empreendedores.

“O evento vem consolidar nosso trabalho de compartilhar conhecimento de qualidade para aprimorar e unir ainda mais os profissionais desse mercado. Estamos na 15ª edição e ano a ano os participantes aumentam e anseiam pelas novidades que trazemos”, ressalta Brogliato na nota.

Além do tema central do evento deste ano, serão apresentados assuntos recorrentes em todos os encontros, como inovações na preservação ambiental, capacitação dos funcionários das empresas de ônibus, segurança, legislação, conforto oferecido aos passageiros pelos modelos de veículos no mercado e a contribuição do fretamento para a melhoria da mobilidade urbana.

O encontro da Fresp vai contar também com uma feira de ônibus e serviços relacionados à operação e gerenciamento dos transportes que deve trazer as novidades das indústrias para os transportadores de passageiros.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário