23/09/2014

Mercedes-Benz vende 40 O 500 RSD para a Cometa e anuncia esforços para ser fornecedora exclusiva da empresa

Veículos são de três eixos, do modelo O 500 RSD, e vão ser usados nas linhas de maior distância

Por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

A Mercedes-Benz anunciou nesta segunda-feira, dia 22 de setembro de 2014, a venda de 40 ônibus rodoviários do modelo O 500 RSD, de três eixos, para a Viação Cometa.

Viação Cometa adquire 40 ônibus de três eixos O 500 RSD. Mercedes-Benz quer responder por 100% da frota da tradicional empresa que hoje possui mil ônibus. Divulgação Mercedes-Benz – Foto: Adamo Bazani.
Os veículos vão ser utilizados em linhas de maior extensão da companhia. De acordo com a Mercedes-Benz, os ônibus são dotados de freios ABS, sistema ASR e caixa de câmbio manual de 6 marchas Mercedes-Benz GO 210 com Retarder Voith acoplado. As rodas são de alumínio polido e a suspensão pneumática conta com regulagem de altura para facilitar o embarque e desembarque de passageiros.

RUMO AOS 100 POR CENTO DE MERCEDES-BENZ:

A Viação Cometa que já foi a maior frotista de ônibus Scania do mundo, com os tradicionais “Ciferal Dinossauro” e os “CMA Flecha Azul”, ainda sob o controle da família fundadora Mascioli, possui hoje com o Grupo JCA no comando, uma frota de aproximadamente mil ônibus, dos quais 85% são da marca Mercedes-Benz.

O diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da montadora, Walter Barbosa, disse em nota enviada à imprensa especializada do ramo de transportes, que a Mercedes-Benz quer ser responsável por toda a frota da tradicional empresa de ônibus que atende a aproximadamente 200 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

“Com essa venda, reforçamos a forte presença da nossa marca na frota da Cometa e do Expresso do Sul, pertencente ao mesmo grupo. Dos mais de 1.000 ônibus, cerca de 85% levam a estrela de três pontas… Estamos trabalhando para atender cada vez mais às demandas do cliente, visando alcançar 100% da frota com nossos veículos” Na nota, a Mercedes-Benz, que hoje lidera o mercado de ônibus com quase 50% dos veículos acima de 8 toneladas emplacados entre janeiro e julho, somando 6 mil 679 unidades, detalha algumas características do O 500 RSD:

Desenvolvido para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias e para operações de turismo, o chassi O 500 RSD 6×2 é oferecido ao mercado em duas versões do motor OM 457 LA: potência de 354 cv a 2.000 rpm e torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm (O 500 RSD 2436) ou potência de 408 cv a 2.000 rpm e torque de 1.900 Nm a 1.100 rpm (O 500 RSD 2441).

O modelo RSD se destaca pela consagrada robustez e alta durabilidade da família O 500, vantagens essenciais para quem atua nas mais severas condições de operação e aplicação. Além disso, traz as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, destacando-se pela alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente.

O chassi O 500 RSD foi especialmente dimensionado para 24 toneladas de PBT – peso bruto total. Ele sai de fábrica na versão buggy (com entreeixos de 3.000 mm), possibilitando várias dimensões de entreeixos para carroçarias de até 14 metros de comprimento total, além de permitir a instalação de carrocerias Double Decker e Low Drive.

Além de baixo consumo de combustível, o motor Mercedes-Benz OM 457 LA se destaca pelo elevado torque já em baixas rotações. Sua perfeita combinação com o câmbio GO 210 de 6 marchas sincronizadas assegura uma excelente dirigibilidade, com melhores arrancadas e retomadas de velocidade, ultrapassagens mais ágeis e maior elasticidade das marchas.

O sistema de trambulação do câmbio GO 210 utiliza uma alavanca do tipo joystick, com acionamento a cabo e servoassistido pneumaticamente. Este conceito resulta em facilidade e suavidade de operação, garantindo elevado conforto para o motorista e, consequentemente, maior satisfação.

Os chassis de ônibus O 500 da Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado por seu consagrado conjunto de suspensão pneumática integral, que oferece um elevado padrão de conforto e segurança para os passageiros e o motorista. Graças a este conceito da suspensão, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de estabilidade. Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil do veículo.

Entre os itens de série do O 500 RSD incluem-se: coluna de direção regulável, Tempomat (piloto automático), Top Brake, sistemas ABS e ASR, sistema de elevação e rebaixamento da suspensão, polia do motor para acionamento do ar condicionado, diagnose “on board” e podeste com regulagem de altura.

Opcionalmente, o cliente tem à disposição: freios a disco, eixo traseiro de apoio (ERA) dirigível ou não com freios a disco e suspensão independente e rodas de alumínio com acabamento fosco ou polido, bem como amortecedores reforçados, sistema anti tombamento e balanço dianteiro longo, itens necessários para a montagem de carroçarias Double Decker ou Low Driver.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário