20/09/2014

Linha suplementar 600 começa a operar e por enquanto ônibus continuam fazendo a linha

Muitos usuários da linha estão com muitas dúvidas referente a linha suplementar 600. Confira o que vai mudar nessa linha de grande importância.

Por Josenilson RodriguesBusão de Natal



Desde a última Segunda Feira (15/09) a linha 600 deu seu primeiro sinal de mudanças. A linha que contava com 4 ônibus convencionais sendo 2 destes veículos adaptados para cadeirantes, vai passar a ser operada pelo o transporte opcional, onde 10 veículos farão o itinerário como linha suplementar.

Três desses Dez veículos começou a circular na última Segunda Feira, porém, na Terça Feira (16/09) e Quarta Feira (17/09) os opcionais que circulavam na linha foram impedidos de continuar suas operações, realizando apenas as primeiras viagens dos dias.

Na última Quinta Feria (18/09), o Prefeito de Natal em exercício Carlos Eduardo, em reunião com os membros da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Natal e aos permissionários do Sitoparn, oficializou a operação da linha 600 sob responsabilidade da Cooperativa de Transporte Alternativo (TransCoop).

A linha vai circular com 10 veículos opcional, onde a tarifa da linha se mantem em R$1,80. Na última Quinta Feira (17/09), divulgamos em nosso blog uma matéria que foi ao ar no site da Prefeitura Municipal do Natal, no qual informava da oficialização da operação da linha suplementar 600 por parte da TransCoop, onde foi dito que iriam circular 14 veículos na suplementar 600, mas os próprios funcionários que faziam-se presentes na manhã de hoje, confirmaram a quantidade de 10 veículos opcionais.


Na manhã deste Sábado (20/09) a linha volta a circular, porém, com apenas 6 dos 10 veículos que estão previstos para operação. Por este motivo, os ônibus convencionais continuaram a circular normalmente.

A informação que temos é que, quando a frota da linha suplementar 600 estiver com os 10 veículos circulando, os ônibus que atualmente também fazem a linha, deixará de circular.


O transporte complementar da linha 600 aceita os cartões NatalCard: Vale Transporte, Estudante, Passe Fácil e ainda realiza integração. No novo terminal da linha, fomos informados que a linha começa a circular das 05h40 até às 22h. Diferente dos ônibus convencionais que começam a circular das 06h até às 22h.

A mudança de operação na linha 600, aconteceu em virtude do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município (SETURN) decidiu não operar mais a linha, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) convocou as duas instituições representativas dos transportes opcionais para oferecer a operação dela. Como a Transcoop garantiu uma melhor condição de operacionalização, ela foi escolhida.

Um comentário: