28/08/2014

Volvo lança Híbrido Plug-in

Recarga das baterias faz consumo de diesel ser ainda mais reduzido.

Por Adamo Bazani - Jornalista da CBN, especializado em transportes.

É o que promete a Volvo com o lançamento oficial do 7900, veículo que conta com sistema plug-in, de recarga de baterias em uma fonte externa de energia elétrica.


Ônibus elétrico híbrido plug in é nova geração de ônibus menos poluente da Volvo que promete reduzir a dependência da atuação do motor a combustível.

A maior parte dos ônibus elétricos híbridos no mercado tem a energia elétrica gerada pelo funcionamento do motor a diesel ou a outro tipo de combustível.

Segundo a Volvo, “a tecnologia plug-in do 7900 Elétrico Híbrido reduz o consumo de combustível e de emissão de gás carbônico em até 75%, em comparação com o ônibus diesel convencional. O consumo total de energia é reduzido em 60%.”

Três unidades estão em testes há um ano em Gotemburgo, na Suécia. De acordo com a fabricante, o modelo opera em 70% dos trajetos apenas com energia elétrica.

Além da redução da emissão de poluentes, a tecnologia permite com que o ônibus seja ainda mais silencioso em relação aos híbridos que já são comercializados no mercado.

O modelo vai ser apresentado na IAA, feira internacional de veículos comerciais, em Hannover, na Alemanha, que ocorre em setembro.

Segundo nota da Volvo, o ônibus pode operar somente a eletricidade ou na opção híbrida, com a atuação do motor a combustão. O veículo pode ter recargas rápidas.

“A vantagem é operar como ônibus elétrico em áreas selecionadas, e como híbrido em qualquer percurso. A carga da bateria nas estações finais leva apenas 6 minutos. O novo veículo compartilha da tecnologia comprovada do Volvo 7900 Híbrido, garantindo sua alta disponibilidade.”

Ainda de acordo com a Volvo, cidades como Hamburgo, Luxemburgo e Estocolmo já fizeram pedidos para este ano e 2015.

A produção em série da nova geração, no entanto, está prevista para 2016.

Fonte: Blog Ônibus Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário