30/08/2014

Transportes Pirangy e seu terminal na Vila de Ponta Negra no ano 2000


Por Josenilson Rodrigues - Busão de Natal

O internauta Iapony Galvão encontrou um vídeo de um programa de TV local, onde em uma reportagem, abordava a insatisfação dos moradores da Vila de Ponta Negra com o terminal de ônibus.

O vídeo que o Iapony Galvão nos enviou o link, é do ano 2000. O programa é o Cabugi Comunidade da TV Cabugy na época. Hoje quem atua a filiada à Rede Globo é a Inter TV.





Para nós busólogos, o maior interesse seria os ônibus, pois pelo o ano em questão a empresa que operava na época é a extinta empresa Transportes Pirangy e como não se tem tantos registros dos ônibus dessa empresa, aqui vai alguns registros dos ônibus que saíram na reportagem:


O link do vídeo que o Iapony Galvão nos enviou é do canal de Francisco Júnior do site You Tube. Clique aqui para conferir o vídeo no canal no site You Tube de Francisco Júnior. Segue abaixo o vídeo com o programa inteiro do Cabugi Comunidade onde entre outras reportagens irá aparecer a reportagem dos ônibus na Vila de Ponta Negra.



Agradecimentos

Quero muito agradecer ao internauta Iapony Galvão pelo o link do vídeo enviado até mim. A reportagem mostra muitos ônibus no qual fizeram parte da minha infância e fico muito feliz em vê-los novamente, mesmo que seja em vídeo ou foto, não importa, o que importa é matar a saudades que tenho dessa velha empresa que tem muita história. E por isso não pode ficar esquecida das nossas lembranças.

Obrigado Iapony Galvão.

Também quero agradecer e parabenizar ao idealizador que deste canal que resgatou tais imagens. É do fundo do coração que digo OBRIGADO e meus PARABÉNS. Pois esse vídeo especificamente a parte dos ônibus da Pirangy relembra uma antiga realidade, com modelos de ônibus atualmente arcaicos, mas que na época fizeram história.

Parabéns Francisco Júnior, continue com o seu belo trabalho!

18 comentários:

  1. DEMAIS ESSAS FOTOS COMO? ONDE? GENTE É PIRANGY, A PIRANGY. :o ;((

    ResponderExcluir
  2. Está magnifico essa matéria (h)

    ResponderExcluir
  3. Meu pai dirigia nessa empresa, depois ele saiu e foi para a Riograndense e agora ele está na Guanabara.

    ResponderExcluir
  4. Por isso que sempre digo, o Busão de Natal é o site que representa a busologia local, só fazer realizar alguns eventos pois estou muito ansioso em esperar próximo encontro de busólogos em Natal. Muito bonito essa matéria, mas não lembro tão bem assim dessa empresa, lembro demais é São Cristovam.

    ResponderExcluir
  5. Caramba, tinha até esquecido que a Pirangy era quem operava a linha 66.

    ResponderExcluir
  6. Transportes Pirangy, gostava da grande placa que tinha na garagem dela lá na Av. João Medeiros filho.

    ResponderExcluir
  7. Que massa! O programa inteiro, e a parte dos ônibus tbm!!! :)

    ResponderExcluir
  8. Josenilson você sabia que alguns desses urbanos rodaram na pintura da empresa Santa Maria na linha 37? pois foi.

    ResponderExcluir
  9. É tão lindo saber e ver como as coisas eram tao diferentes.

    ResponderExcluir
  10. Andre Junior poxa lembo q do 95068 ao 96116 todos eram ciferal padron ai veio os senior 200117 200118 200119 200120 200121 e q os demais carros 92 da mesma quando chegaram os 10 primeiros torinos de natal lembro me como se fosse hj meu tio me levou para ver os carros as primeras lonas a vir so com 1 destino ponta negra quando chegava na rotatoria colocavam o o destino santarem me recordo dos alphas dela 96005 97019 97020 97039 97040ford 96050 96051 96053 96054 um urbanos que eu mais gostava era o 95067 ford 94059 eo 94043 esse a galera brigava por ele era uma bala os tornos 97056 97057 97058 a pirangi na minha opiniao ela era a pintura mais boonita de natal valeu Josenilson Rodrigues pelas lembrancas se errei alguns e devido a memoria nao ser mais a mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro dos primeiros Torinos que chegaram a Natal, realmente foram da empresa Pirangy. É tempo demais, nem imaginava buscar essas informações na correria do dia dia.

      Excluir
    2. Acrescentando que todos os Ciferal GLS BUS eram ex-RJ. Atravessando a passarela do Natal Shopping, na época, percebi que muitos deles eram ex Viação Jabour aqui do RJ, pois a pintura no teto dos veículos não era tão forte e os antigos prefixos eram possíveis de serem vistos. Vi muitos deles com o prefixo 86xxx no teto.

      Excluir
  11. (h) show de bola

    ResponderExcluir
  12. Vocês são os caras, como buscar algo que pensava não existir mais. (o)

    ResponderExcluir
  13. Muito legal rever as imagens dessas maquinas, a pintura eram belissima, pena que a matéria no video foi por que as maquinas incomodavam os moradores, mas é isso para ser grande maquina tem que fazer grande barulho, parabens pelo registro histórico no que desrespeito a ônibus.

    ResponderExcluir
  14. Lindo demais a Pirangy, algumas curiosidades da época as linhas 46/56/66/54 compartilhavam o mesmo terminal, hoje só a 66 e 46 continuam por lá.
    Mas a Pirangy tinha uma logo muito bela saudades desses gls dela

    ResponderExcluir
  15. Vi esse terminal de Ponta Negra lotado de Caio Vitória da TransFlor que dominava essa região, operando as linhas 46, 54 e 66. Além dessas linhas, operava também a 47, 48, 55 se não me falha a memória.

    ResponderExcluir