25/07/2013

Dia do Motorista é celebrado com mensagens educativas

Comemora-se nesta quinta-feira (25) o Dia de São Cristovão, padroeiro do motorista. Para marcar a data na cidade, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), levou para ruas uma homenagem diferente, parabenizando todos os condutores de veículos com mensagens educativas para um trânsito mais seguro e humano.

Assessoria de imprensa Semob
A ação aconteceu em dois momentos: um pela manhã e outro agora no período da tarde, no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho e contou com os educadores de trânsito da Semob que levaram para via pública mensagens sobre o comportamento seguro para dirigir no trânsito, respeitando inclusive o uso da faixa de pedestre.

Para Patrícia Melo, diretora do Departamento de Educação de Trânsito o mais importante neste dia além de parabenizar os condutores de veículos, grandes e pequenos, “é levar uma mensagem para o trânsito com menos acidentes e vítimas.”
No, próximo sábado (27), é comemorado o dia do motociclista. A ação acontece a Av. João Medeiros Filho, em frente a Potiguar Honda, na região Norte. Estão programados vários eventos entre palestras, distribuição de material educativo de trânsito e um comando de saúde para os pilotos.
São Cristovão, o padroeiro dos motoristas
A devoção a são Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja Católica, tanto do Oriente como do Ocidente. São centenas de igrejas dedicadas a ele em todos os países do mundo. Também não faltam irmandades, patronatos, conventos e instituições que tomaram o seu nome, para homenageá-lo.

Depois de servir a vários governos na Terra, decepcionado, Cristovão foi orientado por um eremita a praticar a caridade para servir a Deus como desejava. Então, abandonou as armas de guerreiro de exército e integrou-se a uma instituição de caridade, passando a ajudar os viajantes. De dia ou de noite, ficava às margens de um rio onde não havia pontes e onde várias pessoas se afogaram por causa da profundidade, transportando os viajantes de uma margem à outra na antiga Palestina.

Certa vez, ao carregar um menino e sentir que a criança ficava cada vez mais pesada, ele disse que parecia que carregava o mundo nas costas. O menino, então, falou: "Não carregas o mundo, e sim seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves".

Como o trabalho de Cristóvão era transportar os viajantes pelos rios, tornou-se padroeiro dos viajantes. Em épocas mais recentes, encontrou uma nova popularidade como padroeiro dos motoristas. O nome Cristovão ficou conhecido como “aquele que carrega Cristo”.

Fonte: Prefeitura do Natal

Um comentário:

  1. MUITO BOM O TRABALHO SOCIAL, O FATO É QUE TEM MOTORISTAS QUE SABEM COMO ELE DEVE COMPORTAR-SE NO TRANSITO E CONTINUA FAZENDO BESTEIRA.

    ResponderExcluir