21/03/2013

MVC cria conceito de produção de carrocerias

Chamado Projeto Sofia, o método propicia redução em até 40% do peso e 15% do custo

Um novo conceito em produção de carrocerias foi apresentado pela MVC no Simpósio Mundial de RTM e Infusão, realizado em Saint-Avold, na França. Chamado de Projeto Sofia, ele utiliza diferentes materiais e processos combinados, que propiciam redução de peso entre 30% e 40% na comparação com o sistema tradicional de fabricação de carrocerias.

O método será aplicado na produção de carrocerias de ônibus, automóveis, vagões de trem, vans, caminhões frigoríficos, trailers e furgões. Segundo a MVC, o projeto Sofia é 100% desenvolvido com plástico de engenharia e o produto final é um kit que pode ser montado em poucas horas e sem grandes investimentos em ferramental e meios de produção.

O diretor da empresa, Gilmar Lima, cita a aplicação de materiais revolucionários e processos combinados, com destaque para os novos RTM-T e RTM-TS, utilizados nos principais componentes estruturais da carroceria. Além do menor peso, a empresa cita como vantagens a redução de custo em até 15%, desempenho superior em resistência, durabilidade, melhor qualidade no acabamento superficial e simplicidade. A MVC não menciona, contudo, quando o conceito será empregado.

Fonte: Automotive Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário