27/03/2013

Mudanças no trânsito da Ribeira são discutidas em reunião

Com o objetivo de apresentar o andamento das obras de construção do Terminal Marítimo de Passageiros e debater as mudanças necessárias para o fluxo de passageiros e mercadorias que passarão por ele, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), responsável pela administração do Porto de Natal, reuniu, na manhã de hoje, representantes de órgãos públicos municipais.

A reunião aconteceu na sede da Codern e entre os participantes estavam o diretor técnico da Companhia, Hanna Safieh, o titular da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Onésimo Santos.

Na ocasião, um dos temais mais discutidos foi a necessidade de desenvolver projetos de mobilidade urbana no bairro da Ribeira, a fim de melhorar o fluxo de trânsito no entorno do Porto de Natal e o acesso dos turistas desembarcados a diversos pontos da cidade.

De acordo com o diretor técnico da Codern, Hanna Safieh, a construção do Terminal Marítimo de Passageiros não é um projeto isolado e seu pleno funcionamento dependerá de uma parceria entre a Companhia e a Prefeitura. “Entre setembro ou outubro deste ano, o Terminal estará pronto. Mas para que ele funcione de forma efetiva em todos os aspectos são necessárias algumas mudanças na estrutura da Ribeira. Tanto a Codern quanto a Prefeitura devem estar preparadas para receber o aumento no fluxo de pessoas e mercadorias no local, e existe toda uma logística envolvida nesse projeto. Nós ainda não temos a fórmula e, por isso, estamos nos reunindo e dialogando para que cada órgão veja qual a parte que lhes cabe na preparação para o funcionamento do Terminal”, disse Hanna Safieh.

Além das melhorias no fluxo do trânsito, obras de serviços urbanos como iluminação, limpeza, segurança e pavimentação das ruas da Ribeira também foram debatidos e o foco principal estava voltado ao melhor atendimento aos turistas que desembarcarem em Natal através do Terminal Marítimo.

Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril, a construção do Terminal representa um grande avanço para o turismo local, com a inserção de Natal como ponto de parada dos cruzeiros. “Estamos vivendo um momento de planejamento para receber esse grande e valioso empreendimento até o final do ano. Com ele, Natal passará a receber navios que, até então, apenas passavam por esta costa, sem que os turistas pudessem desfrutar das nossas belezas, como acontece em Santos e no Rio de Janeiro. Com o Terminal, Natal se tornará um ponto de partida ou parada e isso vai movimentar a economia local. Durante a Copa do Mundo de 2014, os benefícios serão ainda mais evidentes”, afirmou Fernando Bezerril.

Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário