18/03/2013

Expresso Guanabara: atributos traduzidos em palavras, cores e símbolos



Vamos a mais uma matéria compilada da Revista Guanabara. Vários caminhos, uma só história, onde trataremos sobre a evolução da marca ao longo desses 20 anos de estrada. A Guanabara nasceu com a convicção de que, para ser uma empresa competitiva, não bastaria oferecer o melhor o melhor serviço. Seria preciso também investir na construção de uma imagem para transmitir à sociedade os benefícios dos seus atributos como uma empresa capaz de se diferenciar das demais.

A primeira marca foi criada em 1992 e tratava-se de um símbolo simples, com duas elipses, uma na cor azul e outra vermelha, que sugeria movimento com segurança, conforto e rapidez, em todas as direções. O logotipo trazia ainda o nome da empresa estampado em azul com os nomes “Expresso Guanabara”.



Dois anos mais tarde, em 1996, a Guanabara faz a primeira evolução da marca, adotando setas em vez de elipses em função do slogan “Conforto indo e voltando” e passando a pintar o nome “Guanabara” na cor azul, mudança realizada pela Fábrica de Comunicação contratada pela empresa naquele ano.



Em 2000, a Guanabara empreendeu uma segunda mudança, dessa vez ainda maior, desenvolvida pela agência de publicidade Verve, na qual as duas setas ganharam um novo visual. Sob um fundo vermelho de forma oval, as duas setas ficaram mais grossas e vazadas, reforçando a ideia de movimento e do conceito “indo e voltando” do slogan.



Após cinco anos, em 2005, com a evolução da linguagem gráfica e a expansão da empresa no mercado, a Guanabara fez uma renovação profunda na comunicação visual. Na nova concepção gráfica, saíram as setas e o logotipo passou a ter mais destaque, além da letra “G” em evidência. Era uma proposta inovadora, com uma tipografia moderna, que fez muito sucesso quando lançada e perdura até hoje.



Apesar das mudanças profundas ao longo desses 20 anos de estrada, a Guanabara preservou sua identidade, sem prescindir das inovações tecnológicas tão necessárias na sua área de atuação, demonstrando profundo respeito pelo público que atende sem desviar da sua missão que é “Prestar serviços de qualidade em transportes de pessoas, através de sistema de gestão, ética, respeito ao social e ao meio ambiente obtendo o lucro necessário a sustentabilidade do negócio.”

Fonte: Revista “Guanabara. Vários caminhos, uma só história”
Vía Blog da Expresso Guanabara

Nenhum comentário:

Postar um comentário