08/03/2012

Usuários do transporte coletivo ganham 60 novos ônibus

Foi um evento grandioso na apresentação da frota aos usuários e autoridades de Natal.

Por Josenilson Rodrigues

60 Novos ônibus de presente para Natal

A empresa Transportes Guanabara realizou na Tarde de ontem (07/03) no Ginásio Nélio Dias no bairro do Gramoré Zona Norte de Natal, uma solenidade na qual apresentava a sua nova frota de 60 novos veículos adaptados, onde os mesmos ficaram em exposição desde das 8h da manhã até o início da Noite termino da solenidade.



A solenidade contou com a presença da prefeita do Natal Micarla de Souza, Márcio Sá (secretário Municipal de Mobilidade Urbana), Fernando Queiroz e José Olinto (Diretores da Transportes Guanabara) e do Vice presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal, Armaud Flôr.

Fernando Queiroz diretor da Transportes Guanabara ressaltou que “o transporte coletivo não depende só da renovação de frota na qual é obrigação da empresa, mas também das condições viárias, não adianta comprar ônibus novos se eles caem em buracos cortando pneus ou fica preso no trânsito devido a falta de estrutura viária”. O diretor ainda falou ao público e também para a prefeita que a empresa está mexendo muito no quadro de horários fazendo com que as viagens fiquem mais longas havendo assim uma redução na quantidade de viagens, prejudicando assim o usuário do transporte coletivo. Mas isso é devido às más condições viárias, a exemplo disso é a Av. Bernado Vieira, onde os ônibus faziam uma viagem muito mais rápida, hoje não fazem uma viagem tão rápido como antes.

O investimento nessa aquisição de 60 novos ônibus foi de R$18 Milhões de Reais, A empresa Transportes Guanabara administrado pelo Sr. Paulo Chaves que também administra em seu grupo as empresas: Metropolitana e Caxangá foi o responsável pela a compra desse lote de 60 novos ônibus à empresa Transportes Guanabara na qual lhe pertence 70%.

Os ônibus no modelo Marcopolo Torino GVU sobre o chassi Mercedes-benz OF-1722M começaram a circular aos poucos, isso porque alguns dos 60 novos ônibus estão recebendo os equipamentos de segurança como: câmera e GPS e devem de ser emplacados, em poucos dias todos os 60 novos ônibus estão circulando. Atualmente 34 dos 60 já estão circulando nas ruas da capital, mas a distribuição dos novos busões será o seguinte: A linha 02 ficará com 4 veículos novos, Linha 77 com 07 veículos novos, Linha 64 com 5 veículos, Linha 84 com 5 veículos novos, Linha 04 com 2 veículos novos, Linha 60 com 7 veículos novos, Linha 08 com 6 veículos novos, Linha 01 com 4 veículos novos, Linha 75 com 4 veículos novos e a Linha 79 com 5 novos veículos, mas vai uma observação, as linhas 75 (A e B) e a linha 79 só receberão os novos ônibus quando todas as ruas receberem uma obra de recuperação de vias na qual não prejudique o funcionamento dos veículos, isso porque a empresa está tendo um enorme prejuízo com os ônibus adaptados que trafegaram nessas ruas esburacas e com a chuva a água entra em seus elevadores para caderantes fazendo assim o não funcionamento do equipamento. Nessa distribuição foram disponíveis para ônibus fixos 50 ônibus, os 10 demais ficaram em linhas na qual ainda não foram divulgados.

Os Motoristas

Os motoristas que trouxeram os novos ônibus adaptados da Transportes Guanabara
Em uma pequena conversa com os amigos motoristas que trouxeram os veículos a solenidade, eles aprovaram a renovação, isso porque os novos ônibus fazem menos barulho e produzem menos calor para o motorista que fica ao lado do motor.

Uma grande novidade aprovado por eles, é o elevador desses 60 novos ônibus, que são fáceis de manusear e rápido, onde eles não perdem muito tempo fazendo o embarque do cadeirante. Isso porque, nos modelos mais antigos, o elevador é bem mais lento “prejudicando” assim a viagem.

Os motoristas advertem que a porta central é exclusivo para cadeirante e por isso pedem a empresa para colocar um adesivo alegando essa exclusividade para o caderante.

60 novos ônibus de presente para Natal
Isso sim que é um presente para os usuários do transporte coletivo de Natal. 60 novos ônibus zerinhos. Parabéns para a nova Guanabara que chegou com uma grande novidade e que os usuários aprovarão esse novos ônibus que possivelmente irão trazer conforto e rapidez ao transporte publico de Natal.

12 comentários:

  1. Nossa, uma compra dessas não pra qualquer empresa, tendo em vista as visitas das autoridades do ramo do transporte e politico. Muito bom em saber que a Guanabara está fazendo um transporte de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Os motoristas estão com a razão, a Guanabara deveria disponibilizar de uns avisos para que possa comunicar as pessoas que a porta central é exclusivo para portadores de necessidades locomotivas. Josenilson parabéns pela a matéria amigão.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Josenilson pelas as belas fotos e a ótima matéria. Muito bom mesmo, fico feliz que a 01 receba novos carros.

    ResponderExcluir
  4. Só a Guanabara mesmo pra comprar 60 novos ônibus. Josenilson deve de tá orgulhoso, vi ele conversando com a prefeita. Mais também ter orgulho de que? Ela não fez nada, na entrega da frota até parecia que foi ela que comprou os novos ônibus.

    ResponderExcluir
  5. Fernando Lima08 março, 2012

    Eu tava trabalhando por isso não pude ir, mais ir pra que se aqui no Busão de natal fico sabendo de tudo mesmo, mais Josenilson você dessa vez economizou nas fotos, deveria ter publicado mais, mas como lhe conheço deve de estar guardando para arquivos.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Espero que esses ônibus circulem o mais rápido possivel, mais pelo o que li falta pouco né Josenilson? Gostei das distribuição dessas linhas.

    ResponderExcluir
  7. Queria muito um busão desse na linha 81, mas devido o itinerário ter ruas muito esburacadas não vem nenhum. Muito triste, mas é como Fernando Disse, o transporte quem faz não é só a empresa.

    ResponderExcluir
  8. Frigueredo09 março, 2012

    Não tinha visto essa matéria. Muito bonito os novos ônibus da Guanabara, gostei mais ainda do novo formato do busão de Natal.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. O diretor da Guanabara disse: "...não adianta comprar ônibus novos se eles caem em buracos cortando pneus ou fica preso no trânsito devido a falta de estrutura viária”.

    Corretíssimo!

    As ruas que dão acesso ao Ginásio Nélio Dias - Gramoré (subida/descida do santarém, divisa Gramoré/Pajussara, Av. Guararapes (rua do Ginásio), etc.) estão todas esburacadas. Pra esses ônibus novos terem chegado ao Ginásio tiveram que passar por todas essas ruas ESBURACADAS.

    E, se tiverem vindo pela Av. Moema Tinoco... Bem, não precisa nem falar, ne?!

    QUE VITRINE, HEIN GESTÃO PÚBLICA?

    ResponderExcluir
  10. Ah, e quando falo ESBURACADAS, estou sendo generoso. Quem passa por elas todos os dias sabe e pode confirmar que é a mais pura verdade. Sugiro até que se faça uma reportagem pra ver se, com divulgação, a situação melhora.

    Quanto à matéria, PARABÉNS, mais uma vez, Josenilson. Continue com seu belíssimo trabalho!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo como idealizador do Portal busaodenatal.com gostei muito dos seus comentários e por esse motivo irei sim fazer uma matéria, pois na solenidade da entrega da frota de 60 novos a própria prefeita disse "Podem registrar tudo, pois desda da Moema Tinoco até a insinuante do gancho do igapó tudo será asfaltado". Bem a nossa equipe está registrando tudo e nos próximos dias teremos matérias sobre o assunto.

    Obrigado pela a sugestão.

    Josenilson Rodrigues

    ResponderExcluir
  12. Obg Josenilson. Veja a situação da Av. Guaratinguetá (Rua do Ginásio Nelio Dias). Os buracos na pista fazem os motoristas desviarem pela contramão causando vários acidentes no local.

    Parabens pelo site e belo serviço que voce está prestando à população.

    ResponderExcluir