30/03/2012

Tecnologia moderna nos pneus do futuro

Surge no universo automotivo uma tecnologia, a AMT (Air Maintenance Technology), segundo a qual os pneus permanecem calibrados na pressão ideal sem a necessidade de qualquer bomba ou sistema eletrônico externo. Todos os componentes do sistema, incluindo uma bomba miniaturizada, estarão totalmente contidos no pneu. Ainda que a tecnologia seja complexa, a ideia por trás do sistema AMT é relativamente simples e alimentada pelo próprio pneu quando em movimento.

Para o consumidor, esta é uma novidade que lhe traz muito conforto, pois elimina a necessidade de checar frequentemente a calibragem dos pneus. Além disso, também pode aumentar significativamente a eficiência dos pneus em termos de economia de combustível e maior vida útil dos mesmos. A tecnologia AMT está em fase de desenvolvimento nos Centros Tecnológicos da Goodyear nos Estados Unidos e em Luxemburgo, para ser oferecida tanto ao segmento de pneus de automóveis quanto da linha pesada.

A Goodyear do Brasil, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus fora de estrada, para mineração e para aviação, além de materiais para recauchutagem, está presente no País há mais de 90 anos e conta com 3.000 funcionários.

A companhia possui operações em duas unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP) e a unidade de materiais de recauchutagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP). Além disso, conta com sede em São Paulo, uma rede de 100 revendedores oficiais e mil pontos de venda no País. Uma das características da Goodyear é a de investir em pesquisa e desenvolvimento, em manufatura (equipamentos, matérias-primas e moldes) e no treinamento de suas equipes e de seus revendedores. Para a Goodyear, o processo de geração de riquezas se concretiza sem prejudicar a natureza ou a saúde e a segurança de seus colaboradores, clientes e comunidades.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário