10/03/2012

Ônibus coletivos de Natal passarão a contar com alarme contra assalto

Até o final deste mês, Natal contará com 300 ônibus equipados com o chamado "botão do pânico" interligados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Segundo o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, o dispositivo permitirá ao motorista do transporte público da capital potiguar acionar a polícia no momento em que estiver ocorrendo um assalto no veículo. Essa é uma das medidas da ampliação do programa Comunidade em Paz, que deverá ser implantado também nos bairros de Felipe Camarão e Mãe Luiza até o final deste ano.

Aldair da Rocha explica que o "botão do pânico" funcionará a partir do envio de um sinal via satélite que indicará a posição exata do veículo no momento de um assalto. "Quando o aparelho for ativado, aparecerá numa tela do Ciosp a sua localização e, então, poderemos enviar a viatura mais próxima ao veículo para prender os assaltantes". Segundo ele, toda a aparelhagem foi comprada pelas empresas de transporte público de Natal, sem custos para a Sesed. A expectativa é que o sistema passe a funcionar até o final deste mês com 300 veículos. "Mas o objetivo é ter 900 ônibus com esses equipamentos".

A medida faz parte da ampliação do programa Comunidade em Paz, instalado no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. "O programa tem apresentado resultados positivos e até satisfação por parte dos moradores do bairro. Assim, estamos planejando levar o projeto para outras regiões da capital e implantar outras medidas".

Fonte: Diário de Natal
Matéria reproduzido no portal:  Blog Meu Transporte

2 comentários:

  1. vai morrer pouco motorista, essa é uma das maneiras mais absurdas de combate a criminalidade em nossa cidade, estão colocando o motorista na linha de frente
    preparem os túmulos para motoristas e cobradores

    ResponderExcluir
  2. Amigo o botão de panico é mais velho que andar pra frente, isso já é usado em poucas nas quais não informarei, mais é de muita ultilidade eses botões para você que não sabe.

    ResponderExcluir