18/03/2012

Milho como alternativa para etanol no Brasil


Com queda na safra passada, o ano começa com incertezas para a cana-de-açúcar, e o milho pode ser uma boa opção para produzir etanol, em algumas regiões do Brasil e diminuir as tarifas do combustível nas bombas para o consumidor final. O país ainda não está definido em relação à política do etanol, mas segundo análise da consultoria Céleres, o milho deve ser a mais nova aposta do setor, já que está em um bom momento, com produções recordes e excedentes que poderiam facilmente ser utilizados para esse fim.

Segundo Ricardo Giannini, sócio-diretor da Céleres, o milho tem algumas vantagens em relação à cana-de-açúcar. A primeira se dá no armazenamento. “Enquanto a cana deve ser processada em curto tempo, se tiver em condições adequadas, o milho pode ficar armazenado por meses”, diz. Ele explica que o investimento em processamento de milho para produção de etanol é cerca de 60% do custo do investimento por litro de uma usina de cana-de-açúcar.

“É claro que o processo comercial de obtenção de etanol através da cana-de-açúcar é mais eficaz e demanda menor área de plantio. Mas, em um momento incerto como o atual, o uso do milho para produção de etanol é sim uma boa oportunidade”, acredita Giannini. 

Matéria reproduzido no portal Via Certa Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário