15/03/2012

Empresários defendem criação de sistema metropolitano de transporte

Associados do Seturn, revelou Augusto Maranhão, estão trabalhando a ideia de suprimir as linhas da capital e criar um sistema único para a Grande Natal.

Por Dinarte Assunção do portal Nominuto.com

O sistema de transporte público de Natal pode estar prestes a ser modificado caso a ideia que está sendo debatida pelos empresários do setor e o poder público seja colocada em prática. Pela proposta, haverá a extinção das linhas municipais da capital e a criação de um sistema metropolitano.

Delma Lopes


Conforme explicou o empresário do setor, Augusto Maranhão, em entrevista ao Jornal 96, a ideia está sendo submetida a discussões. Pela nova configuração que se desenha, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) terá atribuições transferidas para o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), que passa a ser uma supersecretaria.

Esse formado dispensa, argumentou Maranhão, a necessidade de realizar uma licitação do setor de transporte público para Natal. O certame está previsto para este ano. “Deve-se pensar numa licitação para toda a região metropolitana”, defendeu o empresário.

Augusto Maranhão explicou ainda que a licitação não passa de um dispositivo para legalizar uma condição jurídica imperfeita, ou seja, haverá, na prática, pouca ou nenhuma mudança em relação ao que já é oferecido ao passageiro natalense.

O empresário, que se desligou da diretoria de Comunicação do sindicato da categoria, o Seturn, comentou também o novo sistema de segurança que está sendo adotado para a frota veicular da capital.

“Não inventamos a roda. Copiamos o sistema dos bancos. No caso de roubo, um dispositivo aciona a garagem e a polícia, que deverá oferecer resposta em até sete minutos”, disse. Atualmente, o tempo entre a comunicado às forças policiais e o início das diligências é de cerca de 15 minutos.

SUGESTÃO 1:
Ouça o áudio completo do Jornal 96, da 96,7 FM, desta quinta-feira (15)

Fonte: Portal No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário