16/03/2012

Conheça a tecnologia BLUE TEC5 e o PROCONVE P-7.

Por Daniel Silva do portal Mix Bus RN


Bom pessoal... Pesquisando na rede encontrei uma materia que mostra uma nova tecnogia que é desenvolvida pela Mercedes Benz desde 1998 onde motores com gerenciamento eletrônico de injeção reconhecidos pelo seu alto desempenho, melhor consumo e confiabilidade, posicionando-se como a primeira empresa no Brasil a produzir motores com essa tecnologia.
E desde de Janeiro de 2012 já estão nas concesionarias esse produto que atente a nova legislação o PROCONVE-7.
Saiba mais sobre essa tecnologia e sobre a nova legislaçaõ que já esta em vigor no Brasil. 



  Em Janeiro de 2012 entrou em vigor a nova legislação PROCONVE P-7. Para atender a essa legislação, a Mercedes-Benz traz para a sua linha de caminhões e ônibus o BlueTec5! Confira se você está por dentro da nova tecnologia e tire suas dúvidas a respeito do tema.
O que é a legislação PROCONVE P-7?
  O PROCONVE P-7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) é a nova legislação, equivalente ao EURO-5, praticado na Europa e que será aplicada no Brasil a partir de janeiro de 2012. O objetivo do programa é reduzir o nível de emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
  O que é a Tecnologia BlueTec5?


É uma tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que atende às normas do PROCONVE P-7 e será disponibilizada no Brasil, nas linhas de caminhões e ônibus, a partir de janeiro de 2012. O BlueTec5 é um conjunto de alterações feitas no motor em conjunto com um sistema de tratamento dos gases através da redução catalítica seletiva (SCR), que possibilita a redução da emissão de óxido de nitrogênio (NOx) em 60% e de material particulado em 80%.
O BlueTec5 já foi testado e aprovado?
  A tecnologia já foi testada e aprovada em mais de 300.000 caminhões e mais de 25.000 ônibus urbanos e rodoviários que circulam em diversos pontos do mundo. No Brasil, foram mais de 50.000 horas de testes que comprovaram a robustez e durabilidade do motor com o BlueTec5.
Como funciona o BlueTec5?
  O desempenho do motor foi aprimorado, resultando na melhor queima de combustível e reduzindo assim a emissão de material particulado, o maior vilão da poluição atmosférica, principalmente nos grandes centros urbanos. Além disso, um catalisador transformará o óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio e vapor d’água, que são inofensivos ao meio ambiente. Todo esse processo reduz a emissão do óxido de nitrogênio (NOx) em 60% e de material particulado em 80%. Para o funcionamento do sistema BlueTec5, é necessária a adição do Arla 32 e a utilização do diesel correto (S50 ou S10).
  
O que é o ARLA 32?
  O ARLA 32 é uma solução aquosa de uréia técnica, que fará o papel de tratar os gases no momento do escape. Essa solução é inofensiva ao meio ambiente, não é tóxica e está classificada na categoria dos fluidos transportáveis de baixo risco. O ARLA 32 tem um reservatório especial no veículo, que deve ser abastecido periodicamente. O ARLA 32 poderá ser encontrado em postos de combustível, revendedores especializados e nos concessionários Mercedes-Benz.
Por que o BlueTec5 é mais indicado para ônibus e caminhões?
  O BlueTec5 é a solução ideal para ônibus e caminhões, pois permite que a combustão do motor seja otimizada. Como os gases só serão tratados no momento do escape, o motor fica “liberado” para trabalhar com maior eficiência, o que resulta em um melhor aproveitamento no consumo de combustível.
Quais mudanças serão sentidas pelo motorista?
 
  O motorista deverá controlar o nível de ARLA 32 no painel do seu veículo, onde terá informações rápidas e fáceis de visualizar. Em média, o tanque de ARLA deve ser abastecido a cada 3 a 5 tanques de diesel. Além disso, é importante lembrar que o veículo deverá ser abastecido com o diesel correto (S50 ou S10). O sistema de pós-tratamento dos gases é isento de manutenção: basta trocar um filtro de papel a cada 2 anos de uso.
 Ganhos com o BlueTec5?
  Os benefícios do BlueTec5 são muitos, entre eles: economia de combustível, desempenho superior do motor, maior torque do veículo em baixas rotações, aumento do intervalo de troca de óleo do motor, maior durabilidade do motor e baixíssima emissão de poluentes. Resumindo, maior rentabilidade para o seu negócio!
Fonte: Mix Bus RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário