02/12/2011

Vem aí nova legislação para veículos a diesel

A partir de janeiro do próximo ano entra em vigor a nova legislação de emissões para veículos pesados e leves a diesel, estabelecendo novos limites de emissões e exigindo carros com novas tecnologias e um diesel com reduzido teor de enxofre o "S50". A nova legislação, "Proconve P7", para veículos pesados e "L6" para para veículos leves, promoverá redução de 60% das emissões de óxido de "NOx" (nitrogênio) e de 80% de material particulado em relação à fase anterior, válida para veículos automotores produzidos até o final deste mês. Comparada com o início do Proconve, em 1986, a redução de material particulado da nova fase é de 96,3% e a de "NOx", de 87,3%.

A frota atual brasileira de veículos comerciais a diesel é de aproximadamente 2.200.000 unidades e, desse total, estima-se que 28% opere com motores "Euro Zero"; 12% com "Euro I"; 26% com "Euro II" e 34% com "Euro III". A nova legislação, equivalente à norma européia Euro 5, exige novos veículos com modificações nos motores e novas tecnologias de tratamento por gases do escapamento sensíveis ao teor de enxofre no diesel.

Novo diesel


Objetivando atender à nova legislação, também será necessária, a partir de janeiro próximo, a distribuição em todo o território nacional, do diesel "S50", com cinqüenta partes por milhão de enxofre e, posteriormente, o "S10", de 10ppm. Atualmente, o diesel que abastece regiões metropolitanas é o S500, de 500 ppm de enxofre, sendo que os ônibus urbanos de frotas cativas de grandes Capitais consomem diesel S50. Nas demais regiões do interior do Brasil o diesel consumido é o S1.800. Além do novo diesel, os veículos com tecnologia "SCR" também exigirão um novo produto - o Arla 32 - em seus sistemas de tratamentos de gases do escapamento. O Arla 32 é um reagente líquido que neutraliza a geração de NOx.

Para a introdução da nova legislação de emissões, foram necessários dois anos de preparativos, envolvendo a indústria fabricante de caminhões e ônibus a diesel e sistemas de produção, distribuição e abastecimento de diesel "S50", bem como de "Arla 32", além da preparação de frotistas e operadores de transporte de cargas e de passageiros. Com esse conjunto de setores e atividades, o Brasil vai se equiparar às mais modernas e avançadas legislações de emissões de veículos diesel em vigor no mundo.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário