02/10/2011

Para sua melhor segurança não permaneça nos degraus

Você pode já ter visto alguém viajar nos degraus de um ônibus, mas não sabe o perigo.

Por Josenilson Rodrigues
Atualizado às 21:30 - Sugestão da atualização @
Foto divulgado no site: vnews.com.br
Quem não já viu usuários ficarem nos degraus da porta traseira em um ônibus lotado? Pois bem, não é porque o ônibus está lotado que você vai ficar nos degraus do veículo.



Algumas empresas de ônibus colocam avisos de segurança em todo o veículo para que situações como essas não ocorra durante a viagem. Mais isso é ignorado por muitos usuários.

Que mais se prejudica é o motorista, que é responsável pela a abertura e o fechamento das portas. Muitos dos motoristas de algumas empresas já alegaram ter empresado sem querer claro usuários, isso porque eles estavam nos degraus onde a porta faz a curva de abertura, fazendo empresar o pé do individuo.



Mas nesse caso o condutor e a empresa não têm culpa, isso por que próximo as portas de alguns ônibus de Natal e região metropolitana existem avisos como esse da Transportes Guanabara alegando eu é proibido viajar nesse local.

Pois imagine se com o seu peso os degraus se quebrem e você caia com o ônibus em movimento, seria um risco fatal, caso não sofra uma fatalidade ficará com seqüela muito grande. Por isso siga a dica do Busão de Natal, não ande nos degraus do ônibus e se ver uma pessoa viajando nos degraus pesa para sair.



Nos ônibus adaptados não é muito comum ver usuários viajando nos degraus do busão, mas caso venha algum fazer uma viagem nesse local fique ciente que o peso dele (a) mais o movimento do ônibus que faz o peso do individuo aumentar ou diminuir com o impacto da força G (Força gravitacional) você sem querer poderá empenar a bandeja do elevador, fazendo que o elevado não funcione no momento em for útil, fazendo assim um travamento no sistema do mesmo.

Com esse problema o ônibus deverá ser levado em para manutenção para que seja feito esse conserto. Enquanto isso vários usuários ficarão a espera de um novo ônibus, pois a frota foi reduzida por causa desse ônibus na manutenção.

Já nos ônibus convencionais (não adaptados), a situação é pior e muito perigoso, isso porque se os degraus do ônibus se descolam ou quebra, você poderá sofrer uma queda doloroso correndo um sério riso de morrer, caso não morra poderá ficar com seqüelas assim como já foi dito um pouco acima nesse texto. Mas já adianto, caso isso ocorra isso é culpa sua, pois os avisos estão disponíveis nos ônibus, basta agora o usuário criar consciência e fazer a sua parte para ter uma viagem segura.

Assim evitaremos acidentes dentro do ônibus fazendo uma viagem mais segura.

Foto divulgado no site: satyarati.zip.net

13 comentários:

  1. Cloves Bernades02 outubro, 2011

    Pois é Josenilson a categoria dos motoristas levam a culpa em tudo, apesar que tá na cara que a culpa não é do motorista e sim do usuário, pois nos degraus não é lugar de levar pessoa e sim fazer o embarque ou desembarque!

    Parabéns pela a iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas fotos ilustrativas, na linha 01 tem gente que fica como esse home da ultima foto, olhando a paisando pela a janela da porta do ônibus sentado. Eu teria vergonha.

    Parabéns pela a matéria.

    ResponderExcluir
  3. Fernando lima02 outubro, 2011

    Hummmmmmmmm, utilidade pública em forma de notificação para os passageiros mal educados do transporte público de Natal, uma coisa de louco mesmo esse povo ficar no degraus dos ônibus, quando pego o 71 lotado, o piso do degrau do ônibus fica estufado para baixo quase se torando, agora entendie a importância dessa matéria.

    É uma maneira de puxar delicadamente a orelha dos usuários.

    ResponderExcluir
  4. Camila Maglake02 outubro, 2011

    Empresas de ônibus ou até mesmo o seturn deveria fazer uma campanha sobre o assunto, pois isso é bastante sério e importante.

    Parabéns de pé para a galera do Busão de Natal!

    ResponderExcluir
  5. Carlos Oliveira02 outubro, 2011

    Nossa como é perigo isso né.
    Se eu um usuário no ônibus fazendo isso irei comunica-lo, pois é bastante sério isso. Sério mesmo.

    Apoio Fernando quando o SETURN deveria fazer uma campanha sobre o assunto.

    Bela iniciativa do Busão de Natal. Legal esse especial.

    ResponderExcluir
  6. Fernando Ferreira03 outubro, 2011

    Boa dica.
    Com isso evitaremos acidentes no ônibus, pois tem muita gente que viaja no ônibus nos degraus do veículo e não sabem o risco que correrem.

    ResponderExcluir
  7. Em alguns horários, nos horários de pico, os usuários são obrigados a ficar nos degraus devido à superlotação dos ônibus. Algumas linhas em que corriqueiramente acontece isso são as 72, 77, 79, 84, 60, 73, 07, 70, entre outras...

    ResponderExcluir
  8. Aderson Andrade03 outubro, 2011

    É verdade Josenilson, tiro as palavras de Wilton, nos horários de lotação isso sempre acontece de uma pessoa ficar nos degraus do busão, não tem como evitar.

    Mas sei que depois desse especial o pessoal vai criar consiência que acho muito dificio.

    Mas a linha que uso todos os dias para ir a escola a linha 24 da Santa Maria, nossa ali sim o povo fica nos degraus, incluindo a linha 33 que só vive lotado.

    ResponderExcluir
  9. Muito polêmico isso Josenilson, pois enquento houver lotação sempre haverá pessoas viajando nos degraus de ônibus, mas como você mesmo disse "...não é porque o ônibus está lotado que você vai ficar nos degraus do veículo..."

    Já viajei sim em degraus de ônibus, mas depois dessa irei fazer o possível e o impossível para não viajar mais nos degraus de um ônibus.

    E é verdade, no degrau você corre o risco de que quebrar um pé ou braço porque a porta vem e entra no espaço da porta, e na maioria das vejes já coloqui o pe ali, em especial nos ônibus de modelo Viale da Reunidas.

    ResponderExcluir
  10. Lurdes Migueredo03 outubro, 2011

    De bicicleta é mais seguro.

    ResponderExcluir
  11. É bom saber dos riscos que se pode correr dento de um ônibus, quando mais informações tivermos melhor para a segurança de todos.

    Especial nota 10.

    ResponderExcluir
  12. São dicas como essa que me fazem perceber que muitos usuários não seguem ou melhor digitando não obdecem os avisos implatados dentro do ônibus e acabam sofrendo acidentes e a culpa cai todo sobre o coitado do motorista que está fazendo a sua função inocentimente.

    É como sites como esse mostrar os perigos que podem ocorrar caso não obdeça as normas de segurança.

    ResponderExcluir
  13. Bela iniscitiva essa do site, parabéns galera do Busão de Natal, vocês estão com tudo mesmo de uns meses pra cá. Muita informação e postagens criativas. Muito legal. Parabéns!

    ResponderExcluir