24/10/2011

Lucro da Scania cai 11% no 3º trimestre

Sul da Europa e Oriente Médio tiveram maior desaceleração da demanda. Empresa prevê incertezas sobre demanda no Brasil no 1º semestre de 2012.

Da Reuters e Valor OnLine



A fabricante de caminhões sueca Scania registrou uma queda de 11% no lucro operacional do terceiro trimestre, para 3,005 bilhões de coroas suecas, dos quais 2,880 bilhões de coroas foram provenientes da unidade de veículos e serviços, e 125 milhões, da divisão de serviços financeiros. A empresa viu uma desaceleração da demanda em algumas regiões, principalmente no sul da Europa, mas também no Oriente Médio.

Já o lucro líquido foi de 2,343 bilhões de coroas suecas (US$ 351,7 milhões) no terceiro trimestre, alta de 2% na comparação com igual período em 2010. A receita líquida da companhia somou 21,130 bilhões de coroas suecas, alta de 14% em relação ao período entre julho e setembro do ano passado.

"Os clientes tornaram-se hesitantes em fazer encomendas, principalmente devido à expectativa de menor atividade econômica", afirmou nesta sexta-feira (21) a Scania, controlada pela Volkswagen e em negociações de fusão com a concorrente MAN.

No terceiro trimestre, o lucro operacional da companhia caiu para 3 bilhões de coroas suecas (451 milhões de dólares), em linha com a previsão de uma pesquisa da Reuters.

A Scania disse que, de forma geral, as entregas se mostraram em um nível satisfatório durante os primeiros 9 meses de 2011, especialmente na América Latina, Oriente Médio, Rússia e norte da Europa.

Segundo comunicado da montadora, o aumento do volume de vendas em veículos e serviços foi ofuscado pela valorização da coroa sueca, aumento de custos e mudanças no mix de mercado. "As entregas foram mantidas em nível satisfatório durante o período, especialmente em mercados da América Latina, Oriente Médio, Rússia e norte da Europa. No entanto, a demanda por veículos desacelerou no final do período, principalmente no sul da Europa, mas também no Oriente Médio", diz o comunicado.

A empresa disse ainda que continua sendo necessária a substituição dos veículos no mercado europeu, devido ao envelhecimento da frota, acrescentando: "em função da situação econômica incerta, a Scania está preparada para tomar medidas se a demanda for ainda mais prejudicada", diz o comunicado.

A empresa também prevê incertezas quanto à demanda no Brasil durante o primeiro semestre de 2012, devido à introdução de caminhões de acordo com novas normas de emissões de gases que passam a valer no ano que vem.

Com a hesitação dos clientes em fazer novos pedidos diante de uma atividade econômica mais fraca, a taxa de produção diária da Scania será reduzida entre 10% e 15% globalmente a partir de novembro. Com isso, a empresa espera evitar acúmulo de estoques enquanto ajusta a oferta à demanda.

A redução na produção se dará principalmente com a não renovação de cerca de 900 contratos de trabalho temporários.

Fonte: Auto Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário