18/10/2011

Detrarn leva curso de pilotagem a Caicó e Mossoró

Depois de contemplar três turmas de motociclistas com o curso gratuito de Pilotagem Consciente, em Natal, a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran leva os ensinamentos a Caicó e Mossoró. O curso se destina a condutores habilitados na Categoria A (motocicletas, motonetas, ciclomotores) e empresas de moto entrega, moto boy, moto táxi e órgãos públicos.

Em Caicó, as inscrições estão abertas até o dia 19 deste mês, no 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, nos dois expedientes. O curso oferece 35 vagas ao público e vai ser realizado no dia 22, no mesmo local, de 8 as 15h; No ato da inscrição, é exigida a cópia da Carteira Nacional de Habilitação(CNH).

Em Mossoró, as inscrições vão até o dia 25, na sala 8 da Central do Cidadão, no horário de 7 às 13h. O curso também oferece 35 vagas e será realizado na Secretaria da Cidadania, no dia 29, de 8 às 15h. Os candidatos também devem apresentar a cópia da CNH no ato de inscrição.

Conteúdo – O curso tem duração de 7h e é realizado num único dia. Na aula teórica o aluno recebe instruções sobre cidadania e ética no trânsito; legislação de trânsito (normas gerais de circulação e conduta); infrações e crimes de trânsito; bebida e motocicleta não combinam; conhecimento da motocicleta; inspeção mecânica – PCLOC.

E ainda sobre equipamentos de segurança; postura do motociclista e garupa; técnicas de frenagem; técnicas de curvas; comportamento e método básico para prevenção de acidentes- PIPDE; acidentes, causas e consequências; negligência, imprudência e imperícia; tipos de colisões, como evitá-las; procedimentos de segurança antes de sair para a via pública; condições adversas (fatores externos); conhecendo o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores -DPVAT .

Na aula prática é verificada as condições do veículo, (PCLOC); uso adequado dos equipamentos de segurança para condutor e passageiro; técnicas de postura corporal e de prevenção de acidentes na condução do veículo para o transporte de pessoas; técnicas de curvas e de frenagem.

jornalista João Edmilson, assessor de Comunicação do Detran-RN
Fonte: Detran/ RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário