01/10/2011

Buracos como navalha

Vias em péssimo estado de conservação é rotina para muitos motoristas, mas essa rotina está custando muito caro.

Por Josenilson Rodrigues

A buraqueira está tomando de conta e os prejuízos como: Pneus, suspensão, bacia, pastilha de freio, tambor, molas, aro entre outras peças um custo a mais para o condutor, já que pagam os impostos para ter uma via livre de buracos, limpo e bastante sinalizado.

Mas na realidade não é o que acontece, isso porque além dos impostos que a população e os motoristas pagam para ter um serviço de qualidade não estão recebendo os benefícios necessários, com isso a população tem que se virar na base do improviso colocando entulhos ou metralhas nas crateras para que se tenha uma solução paliativa, mas que às vezes não dá tanto certo.

Para os motoristas de ônibus isso é preocupante, pois segundo eles quando algo acontece com o ônibus o prejuízo é o motorista quem paga. E ultimamente existem muito motoristas reclamando da buraqueira porque isso está rasgando os pneus dos ônibus, detalhe caso rasgue o pneu dianteiro o prejuízo é de R$1.100,00 Reais aproximadamente porque esses pneus dianteiros dos ônibus do tipo urbano são novos e os traseiros são recauchutados e por isso o custo é menor, caso rasgue o motorista deverá desembolsar aproximadamente R$900,00 Reais.

Já no caso dos rodoviários, todos os pneus são novos, pois são ônibus que fazem uma longa distância e eles devem fazer dar uma melhor segurança aos usuários.

Mas no caso dos ônibus urbanos os pneus traseiros recauchutados são de uma qualidade grande, e para que ele se rasgue em um buraco deve ser um buraco muito grande, pois com os carros particulares é o que mais se vê nas ruas da capital, carros com problemas de pneu.

Os motoristas reclamam muito da Av. Bernado Vieira, isso porque nessa avenida existem alguns buracos meramente razoáveis mais o suficiente para dá aquela cartada no pneu e assim prejudicar o usuário que tem que esperar outro ônibus deixando assim a viagem muito mais longa.

Ruas de paralelepípedo é um vilão para o motorista de ônibus, isso porque, quando há uns buracos, as pedras ficam de um modo ponte agudo, já que ela é angular e essa ponta pegou em qualquer pneu já o suficiente para deixar o motorista com um baita prejuízo.



No asfalto, esse é o que mais tem o veículo pesado ao passar dentro de um buraco que tenha uma profundidade de Cinco cm e uma circunferência 10 cm aproximadamente com certa velocidade corta na hora o pneu, deixando uma gravidade tão grande que não dá nem pra recapear.

A situação fica bastante critica no bairro de Felipe Camarão, ali sim você saber o que cratera de verdade, isso porque as ruas do bairro é todo de calçamento e isso deixar um alerta muito grande para os motoristas que ali trafegam com os ônibus pesados cheios de passageiros, em minha opinião, acho uma verdadeira palhaçada o que estão fazendo com os moradores de Felipe Camarão, isso porque o que tem de motociclista remendando pneus e consertando o aro em oficinas não é brincadeira.
Além dos motoristas de ônibus e de carros particulares (carros de moradores), motociclistas sofrem também os ciclistas, isso porque a via é extremante esburaca em especial as ruas onde os ônibus que fazem itinerário de Felipe Camarão passam.

No local é comum ver carros perdendo pára-choque e rasgando pneus como se fosse faca cortando o queijo.

Até quando teremos esses buracos em nossas vias? Cadê o dinheiro do tapa buraco, que só tapou uma pequena parcelas dos buracos da cidade?

As empresas pagam impostos abusivos assim como nós cidadões para que os órgãos competentes prestem um serviço de qualidade ao usuário e moradores, mas o método mesmo é colocar ônibus antigos em algumas linhas para que os prejuízos sejam reduzidos. Pois a situação de muitas linhas é critica, em especial nas linhas da Zona Norte e da Zona Oeste.

2 comentários:

  1. Vergonhoso isso, pois o laralário de motorista nem lá essas coisas e ficam descontando salário de motorista por causa de buracos, deveria descontar nos impostos que as empresas pagam à prefeitura.

    Busão de Natal arrasando nas matérias. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Josenilson isso é vergonhoso mesmo, mas você deveria entrar em contato com a empresa Conceição para mostrar os ônibus se afundando dentros dos buracos de Felipe Camarão correndo o grande risco de atolar ou cortar um pneu que isso lá é frequente, mas frequente mesmo.

    Vai a sujestão.

    ResponderExcluir