18/09/2011

Uma viagem no tempo com a empresa Nossa Senhora da Aparecida‏

Vamos conhecer um pouco da história de como surgiu a empresa Nossa Senhora da Aparecida.

Por JC Barboza do site Ônibus Paraibanos e Josenilson Rodrigues do site Busão de Natal



Eram tempos dificéis de estradas de terra em que empresários em ônibus precários eram desbravadores de distância levando nordestinos a tentarem uma vida melhor no sul do país em longas viagens.

Umas dessas desbravadoras era a empresa Nossa Senhora de Aparecida com sede na nossa querida Natal com suas cores azuis e brancas, vistas de cor vermelha e a incofundível imagem da padroeira do Brasil.



No início dos anos 60, José Barbosa de Araújo, fundador da empresa deixou o interior de Pernambuco e pra morar em Recife, pois não estava satisfeito com a vida que levava. Seu cunhado explorava a linha Caruaru X São Paulo e por conselho dele, vendeu sua mercearia e adquiriu três ônibus que ficaram a serviço dele. Só que ele queria ter um serviço próprio, foi quando soube que as linhas Natal X RJ e Natal X SP estavam para serem vendidas. Ele fez de tudo, mas não deu certo. Seus ônibus ficaram parados por um tempo e as coisas ficaram dificéis. Sua mulher orava para a padroeira do nosso país e ela não o abandonou. O DNER liberou concessão das mesmas linhas que há tempo atrás ela tentou adquirir. Com isso em 20 de agosto de 1964 nascia a empresa Nossa Senhora de Aparecida que levou o nome da santa devido a promessa de sua mulher.

Os primeiros meses foram dificéis. José morava com sua família dentro dos ônibus, pois vinham de Recife e ainda não possuíam casa em Natal. Foi um longo e dificil caminho até ela chegar ao lado das principais empresas brasileiras. Em 1976 eram 96 veículos e 380 funcionários e sua principais linhas eram Natal X RJ, Natal X SP, Garanhuns X SP e as intermunicipais partindo da capital potiguar para Caicó, Mossoró e Currais Novos. A Aparecida Turismo, a Sopneus tambem e a Apavel, Aparecida veículos que representa a Volvo no Rio Grande do Norte, faziam parte do grupo.

Ela chegou a operar linhas municipais na cidade de Natal com ônibus rodoviária com valor de passagem diferenciada. Tempos depois ela vendeu todas linhas, primeiro as interestuaduais para a São Geraldo, que inclusive comprou parte de sua frota rodoviária incluindo monoblocos 0-326 e 0-355 e os diplomatas B-58 de 1981 e 1982. As demais, foram divididas entre outras empresas como a Viação Jardinense que herdou algumas linhas da mesma ao comprar a empresa Aparecida.

Hoje da Aparecida só resta a Apavel, revenda Volvo no nordeste. O resto da empresa foi todo desfeito, creio que a Apavel ainda nem seja de José Barbosa de Araújo.

Fonte: Revista a Sua Boa Estrela - Publicada em 1976 Edição 56

21 comentários:

  1. Mas o que é isso, está bem resumidinho essa história, mas está de parabéns!

    As fotos é o que me chamam mais a atenção. Olha só as roupas desse gente, um verdadeiro classico. E os busões era muito caro andar de ônibus nessa epoca.

    Parabéns pelo o especial.

    ResponderExcluir
  2. Taynne Souza18 setembro, 2011

    Magnifico esse especial.
    No tempo a Jardinense tinha condições de comprar a empresa e comprou, mas hoje a situação da Jardinense tá quase igual o da empresa Aparecida.

    Está espetacular o texto de JC Barboza do site Ônibus Paraibanos e Josenilson Rodrigues do site Busão de Natal.

    !!!!!!PARABÉNS!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional Amigo Josenilson.. SENSACIONAL mesmo esta reportagem.

    A Aparecida é a precursora de algumas linhas da São Geraldo, e de praticamente TODAS AS LINHAS DA JARDINENSE!

    Meu tio foi Cobrador da Aparecida, e fala nela até hoje!

    O Amigo só esqueceu de citar a linha Natal - Santa Cruz que também era dela!

    ResponderExcluir
  4. Muito show esse especial histórico. Aparecida, muito legal ver essas fotos antigas da empresa. Parabéns pelo o especial.

    ResponderExcluir
  5. Thiago Antônio19 setembro, 2011

    Show esse poster.
    Pena que faliu. Isso é muito triste, pois imagine esa pintura num G7. Ficaria muito legal.

    Parabéns as equipes do Busão de Natal e do Portal Ônibus Paraibanos.

    ResponderExcluir
  6. Lurdes Migueredo19 setembro, 2011

    Espetacular esse especial da empresa Nossa senhora Aparecida. Show essas fotos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Danilo Ribeiro19 setembro, 2011

    Emocionante relembrar os bons tempos.

    ResponderExcluir
  8. História perfeita Josenilson. Muito bom mesmo essa parceria, estou gostando da parceria.

    ResponderExcluir
  9. Cloves Bernades21 setembro, 2011

    Ótimo Josenilson. Teria como disponibilizar uma história ou fotos da empresa União ou Brandão. Empresas essas que eram do grupo Guanabara.

    Parabéns pelo o novo site.

    ResponderExcluir
  10. Esplendido essa poster contanto um pouco da história da empresa Aparecida. Parabéns a ambos produtores do texto.

    ResponderExcluir
  11. Carlos Oliveira24 setembro, 2011

    Busão fazendo turismo.
    Muito interessante a história dessa empresa. Quem diria o dono junto com sua família morar em uns dos ônibus, deveria ser um sofrimento!

    Mas infelizmente faliu. Pelo menos está sendo lembrado nesse momento por muitos que já usaram os serviçis dessa empresa. Eu fui um, os serviços dela era como o da empresa Almo do interior de São paulo. Mas deixou marcado na história.

    Bons tempos formam esses trabalhar para a Aparecida.

    ResponderExcluir
  12. Como seria a empresa Aparecida em um G7?
    Parabéns pelo o especial Busão de Natal.

    ResponderExcluir
  13. Lucas Bezerra25 setembro, 2011

    Especial melhor que esse não existe.

    ResponderExcluir
  14. Lembro-me claramente dessa empresa e a primeira viagem que fiz (São Paulo-Natal-São Paulo)foi num Marcopolo III Volvo que inclusive a São Geraldo comprou.
    Bons tempos....

    ResponderExcluir
  15. Hj em dia o prédio é da Gotemburgo Volvo e Iveco Motoeste!

    ResponderExcluir
  16. eu fico muito triste com a falencia da aparecida na quela epoca eu vendia picole. na porta da garagen. ficava muito curioso quando os onibus chegava e saiao.nao gosto de lembra q mi da vantade de chora parabems.a vc que postou esta historia JOAO MARIA NATAL RN

    ResponderExcluir
  17. Puxa ver essas fotos me da nostalgia dos tempo que viajava para o NE pela E.O.Aparecida. Que saudades daqueles tempos que não voltam mais.
    Agradeço quem postou essas fotos.
    JTareh - Extrema - MG

    ResponderExcluir
  18. Nossa!!! me lembro bem dessa época, viajei muito de Garanhuns a São Paulo e vise versa com meus avós, o que me admirava no tempo era a imagem na porta do ônibus de N. S. Aparecida. Até hoje pensava que a empresa no tempo pertencia a Aparecida no interior de SP. Agora com essa reportagem conheci toda história. ***** PARABÉNS PELA PUBLICAÇÃO *****
    Rere - São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  19. Meu pai era o pintor desenhista da empresa. Ele quem fazia a pintura tem saudades da Empresa!!!! quando mostrei essas fotos a ele quase el chora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Nossa como isso é emocionante. Fiquei feliz em proporcionar uma viagem no tempo para o seu o pai. E mais feliz ainda, em saber que ele era quem fazia os traços da pintura dessa empresa de história. Diga a ele que ele está de parabéns, pois pelas as poucos fotos que existe dessa empresa, nota-se o bonito trabalho que sei fazia.

      Muito obrigado pelo o seu comentário. E mais uma vez, peço que diga ao seu pai que ele é um ótimo profissional. Profissional de história.

      Respeitosamente,
      Josenilson Rodrigues

      Excluir
  20. eu vim de São Paulo para Tobias Barreto em 1982 nessa empresa. eu e minha família. sem palavras!!!!! gente pra expressar e emoção.

    ResponderExcluir